Investigadores do CBQF integram primeiro Laboratório Sino-Português de Ciências Marinhas e Ambientais

Quarta-feira, Outubro 18, 2023 - 12:09

O primeiro Laboratório Conjunto Sino-Português de Ciências Marinhas e Ambientais resulta de um acordo de cooperação China-Portugal nas áreas das ciências marinhas e ambientais entre o Institute of Science and Environment of the University of Saint Joseph (ISE-USJ), o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa (CBQF-UCP), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o Institute of Oceanology, Chinese Academy of Sciences (IOCAS). Um projeto financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China (MOST), cuja cerimónia de lançamento se realizou a 11 de outubro, no campus da Ilha Verde da Universidade de São José, em Macau.

Fotografia da inauguração

Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa (CBQF/ESB/UCP) no Porto e coordenadora do projeto em Portugal, explica que “se espera que a investigação conjunta contribua para melhorar a saúde dos ecossistemas marinhos e apoiar a economia azul do futuro na China e em Portugal.” O Laboratório Conjunto Sino-Português de Ciências Marinhas e Ambientais desenvolve-se em quatro eixos principais de investigação: Alterações nos ecossistemas, incluindo a acidificação dos oceanos e os processos biogeoquímicos globais; Catástrofes ecológicas, nomeadamente a proliferação de algas nocivas; Desenvolvimento da maricultura, incluindo a otimização de práticas sustentáveis para a aquicultura; e Utilização de bio recursos, designadamente a identificação de novas moléculas de organismos marinhos com potenciais benefícios para os seres humanos.

O projeto pretende também estabelecer um sistema estável de visitas e intercâmbios científicos mútuos, formação, desenvolvimento de investigação, partilha de instalações e equipamentos de investigação e organização de eventos científicos e de inovação, promovendo a consolidação de uma plataforma abrangente sino-portuguesa de ciência e tecnologia marinha e ambiental. “Prevê-se que o laboratório promova inovação na cooperação científica e tecnológica marinha e ambiental entre a China e Portugal e apoie a futura cooperação China-Europa nestas áreas,” refere Manuela Pintado, acrescentando “o projeto não só tem um valor científico importante, como também traz benefícios diplomáticos, socioeconómicos e ambientais significativos.

 

Fomentar a cooperação científica entre Portugal e a China, através de Macau

O Laboratório Conjunto Sino-Português de Ciências Marinhas e Ambientais tem como objetivos gerais fomentar a cooperação científica entre Portugal e a China, através de Macau, nos domínios das ciências marinhas e ambientais, promovendo o desenvolvimento de uma economia azul sustentável para o futuro. Resultado de um protocolo de acordo assinado entre o ISE-USJ, o CBQF-UCP, o IPMA e o IOCAS para o desenvolvimento da cooperação nas áreas das ciências marinhas e ambientais.

O Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa detém capacidades excecionais na investigação e desenvolvimento de biotecnologia marinha, com incidência na valorização dos recursos biológicos marinhos e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a utilização de produtos marinhos,” reitera Manuela Pintado.

O IPMA é o único laboratório em Portugal dedicado à investigação em ciências e tecnologias marinhas e atmosféricas, com extensas instalações para a investigação marinha em Portugal Continental, Açores e Madeira. O ISE centra-se no estudo da fisiologia e do comportamento dos organismos marinhos num cenário de alterações globais e de pressões antropogénicas e na conservação dos ecossistemas costeiros. Com um historial de cooperação a longo prazo com equipas de investigação da China Continental e de Portugal, o ISE está familiarizado com os sistemas de investigação científica e de gestão de ambas as partes e está em condições de explorar plenamente o papel de Macau como ponte para a cooperação sino-portuguesa.

A cerimónia de lançamento do projeto foi presidida por representantes das quatro instituições parceiras, incluindo Stephen Morgan (Reitor do USJ), Isabel Capeloa Gil (Reitora da UCP), Fan WANG (Diretor do IOCAS), David Gonçalves (Presidente do ISE-USJ), Narcisa Bandarra (representante do IPMA), Manuela Pintado (Diretora do CBQF-UCP) e Rencheng YU (coordenador do projeto, do IOCAS). O evento contou também com a presença de convidados como Yanwei Li, Libin Zhang, Delin Duan, Liqin Duan e Huixia Geng (professores do IOCAS), professor Filipe Porteiro (Universidade dos Açores - UAc), Keith Morrison, Zhang Shuguang e Teresa Loong (os vice-reitores do USJ), Thomas Lei e Karen Tagulao do ISE, colaboradores, estudantes e investigadores do USJ. A cerimónia de arranque teve lugar na manhã de 11 de outubro no Auditório Don Bosco do campus da Ilha Verde da Universidade de São José.

O Laboratório Conjunto Sino-Português de Ciências Marinhas e Ambientais é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China (MOST) para que o IOCAS, a unidade líder do projeto e atualmente uma das maiores e mais abrangentes instituições de investigação oceanográfica na China, reúna os pontos fortes da China e de Portugal no domínio das ciências marinhas para realizar investigação em cooperação.