Rui Magalhães e Manuela Machado, investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), visitaram a Wageningen University & Research (WUR), na Holanda, no âmbito do projeto CROSSPATHS, com o objetivo de reforçar a colaboração científica.
"A nossa visita à Wageningen University & Research foi extremamente valiosa e apoiou diretamente o objetivo do CROSSPATHS de reforçar a prestação de serviços de investigação”, afirmam Rui Magalhães e Manuela Machado.
Durante a visita, os investigadores tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe várias infraestruturas de investigação da WUR, e de compreender como os diferentes serviços colaboram, apontando que “o ambiente dinâmico do campus, onde equipas diversas apoiam a educação e a investigação de forma integrada, foi impressionante”.
As reuniões, as visitas aos laboratórios e o contacto com equipas multidisciplinares proporcionaram momentos significativos de troca de experiências. “Apesar das diferenças de escala, as discussões com investigadores da WUR destacaram questões e desafios comuns a diferentes ambientes de investigação “, acrescentam os investigadores da ESB/CBQF. Esta interação permitiu-lhes construir uma visão mais abrangente sobre a organização e gestão de serviços de investigação em contextos de grande dimensão: “Estas perspetivas ajudar-nos-ão a melhorar a forma como organizamos e prestámos serviços de investigação na nossa própria instituição.”
A visita, que decorreu entre os dias 12 e 14 de novembro, reforça o compromisso da ESB-UCP e do CBQF com a cooperação internacional e a excelência científica, promovendo oportunidades de aprendizagem e troca de boas práticas entre instituições de referência.






