Alimentação sustentável: o desafio é mundial, a foto é só sua

Sexta-feira, Outubro 7, 2022 - 11:16
Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro comemora-se o DMA – Dia Mundial da Alimentação, efeméride instituída pela FAO para lembrar que existem muitas pessoas no mundo que não têm acesso a alimentos suficientes e seguros e continuam a morrer à fome. É um apelo para a erradicação da fome no mundo. O tema escolhido para a comemoração de 2022 foi: «Grow, nourish, sustain. Together. Our actions are our future».

Inspirada por este mote a Escola Superior de Biotecnologia lança um desafio a cada membro da comunidade da Católica Porto: alunos, antigos alunos, funcionários e docentes. Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro deverão publicar nas suas redes sociais uma imagem, uma palavra/frase ou pequeno vídeo que mostrem uma prática, uma atitude, um resultado dentro da lógica da alimentação sustentável e saudável. Poderá ser, por exemplo, com alguém a comer fruta feia, a dar uma segunda vida às sobras de uma refeição/restaurante, a colher alimentos de uma horta ou varanda, a cozinhar um prato vegetariano, a garantir o uso integral de alimentos, uma receita com os vegetais da horta dos avós... as possibilidades são infindas.

Esse conteúdo deverá ser acompanhado dos hastags #UCP e #SUSTENTAVEL. Poderão acrescentar uma descrição apelativa à vossa publicação: Ideias geniais para uma alimentação saudável e sustentável, Decisões sustentáveis & alimentos para todos ou simplesmente Porque hoje é Dia Mundial da Alimentação.

Acreditamos que este pequeno gesto de partilha nas redes sociais poderá chegar a muitos milhares de pessoas que integram os nossos círculos e sensibilizá-las de alguma forma para esta problemática. O nosso desafio é conseguir 1.000 posts de toda a Católica Porto. Sabemos que podemos contar consigo!

No dia 17 de outubro faremos uma pesquisa pelos dois hashtags nas redes Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram e TikTok para ver se conseguimos atingir este objetivo – ou não! Selecionaremos 10 posts que nos pareçam particularmente originais para partilhar posteriormente nas redes sociais da ESB.

Obrigado desde já a todos pela participação.