Laboratórios de Microbiologia e Biologia Molecular

6 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Objectivos Pedagógicos:
A unidade curricular compreende o desenvolvimento de um projeto laboratorial acompanhado durante as aulas pelos docentes, onde cada grupo terá o seu tema visando:

Compreensão de diversas técnicas de Microbiologia e de Biologia Molecular
Consolidação de técnicas básicas de Microbiologia e a sua ligação com a Microbiologia Molecular
Desenvolvimento de competências na resolução de problemas e na interpretação de resultados em ambiente laboratorial
Desenvolvimento de autonomia no laboratório
Desenvolvimento da capacidade para planear e executar atividades experimentais
Desenvolvimento da capacidade para compilar, organizar, discutir e integrar resultados experimentais num trabalho escrito;
Desenvolvimento da capacidade para apresentar oralmente, o trabalho realizado.

Resultados Expectáveis:
Espera-se que no final da UC o aluno conheça as principais técnicas de Microbiologia e Biologia Molecular e perceba a aplicabilidade das várias metodologias utilizadas nas diferentes etapas.

 

Metodologias de ensino

A UC é constituída por aulas teórico-práticas, de orientação tutorial e por aulas práticas laboratoriais. Ao longo da UC os alunos ficarão encarregues da aplicação de técnicas no âmbito da UC para a resolução de algo específico-aplicabilidade. Os temas serão escolhidos pelos discentes focando nas técnicas estudadas. No final da UC o trabalho é apresentado aos professores e a toda a turma.

As aulas laboratoriais são feitas em grupo, mas conduzidas pelos docentes. É introduzido o conceito de caracterização morfológica e bioquímica pelas técnicas de microbiologia clássica, cultura pura e extração do material genético e pesquisa de genes para identificação microbiana. Transformação bacteriana.

 

Conteúdos programáticos

Práticas:
Isolamento de bactérias em meios seletivos e diferenciais.
Obtenção de culturas puras. Testes bioquímicos e morfológicos. Preservação a -80º C
Amplificação do gene 16S. Identificação e integração com os resultados obtidos com as técnicas de Microbiologia convencionais. Bioinformática básica como ferramentas para tratar os resultados de sequenciação para identificação da espécie. Extração e quantificação de DNA plasmídico. Transformação bacteriana.
Orientação Tutorial – Trabalho de pesquisa visando a resolução de um problema prático aplicando as técnicas estudadas apoiado na literatura encontrada.
Teórico-Práticas- Fundamentos teóricos de apoio às aulas práticas. Abordagem sistemática das técnicas microbiológicas e de Biologia Molecular. Fundamentos de bioinformática.

Docentes

Professor(a) Auxiliar
É licenciada em Biologia (Texas A&M University, EUA) e doutorada em Ciência e Engenharia Alimentar (Escola Superior de Biotecnologia - ESB). É atualmente…
Investigador(a)
Licenciado em Bioquímica- especialização em Indústrias Alimentares pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2005. Doutorado em Biotecnologia…
Investigador(a)
Catarina Amorim é doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa e licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora…
Investigador(a)
Doutorada em Biologia – Ramo Biologia Molecular e Genética – pela Universidade de Aveiro, em colaboração com a Universidade técnica de Berlim e o Instituto de…