Toxicologia

(1) compreender os fundamentos da toxicologia;
(2) compreender os princípios da dose-resposta e da toxicidade selectiva;
(3) compreender como um xenobiótico pode afectar um organismo vivo;
(4) descrever a absorção, distribuição, metabolismo, e excrecção dos xenobióticos pelo organismo;
(5) compreender como as substâncias tóxicas são quantificadas e analisadas experimentalmente e em testes clínicos;
(6) Conhecer a importância de alguns agentes tóxicos mais comuns e saber avaliar o seu potencial tóxico para o indivíduo.
(7) Conhecer as normas e os cuidados gerais de prevenção das intoxicações assim como os procedimentos a ter na sua ocorrência.
(8) Conhecer e avaliar a terapêutica com antidotos

Metodologias de ensino

Esta disciplina é constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e aulas laboratoriais
Nas aulas teóricas são abordados os fundamentos da toxicologia e dos efeitos tóxicos dos principais xenobióticos.
Nas aulas teórico-práticas são abordados diversos temas com interesse na prática de um Técnico de Farmácia.
A matéria teórica é avaliada no exame final. A matéria leccionada nas aulas práticas e teórico-práticas é objecto de avaliação através de relatórios e avaliação contínua (fichas de exercícios e informação prática sobre os alunos). A realização do exame teórico está condicionada à aprovação à parte prática da disciplina.

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS

1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TOXICOLOGIA
    Definição e âmbito de estudo. Conceitos e principios básicos de farmacotoxicologia.
  2. NOÇÕES GERAIS SOBRE TOXICIDADE.
    Dose. Dose resposta. Estimativa da dose de efeitos tóxicos. Indíce terapêutico. NOAEL e LOAEL. Efeitos tóxicos. Factores que influênciam a toxicidade.
  3. MODO DE PENETRAÇÃO DOS XENOBIÓTICOS NO ORGANISMO
    Introdução. Tracto gastrointestinal. Tracto respiratório. Via dérmica. Outras vias de absorção.
  4. DISTRIBUIÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS XENOBIÓTICOS NO ORGANISMO
    Introdução. Influência da via de exposição. Modelos de distribuição. Locais de deposição.
  5. BIOTRANSFORMAÇÃO
    Introdução. Reacções químicas. Locais de biotransformação. Modificadores da biotransformação.
  6. MODO DE ELIMINAÇÃO DOS XENOBIÓTICOS
    Introdução. Excreção urinária. Excreção fecal. Ar exalado. Outras vias de excreção.
  7. MODO DE ACÇÃO DOS XENOBIÓTICOS
    Adaptação. Dano celular e reparação tecidular. Cancro. Neurotoxicidade. Métodos de análise da toxicidade. Investigações clínicas. Estudos epidemiológicos. Testes em animais.
  8. ANÁLISE DO RISCO
    Identificação dos perigos. Avaliação da dose/resposta. Avaliação da exposição. Características do risco.
  9. TOXICOLOGIA AMBIENTAL E TOXICOLOGIA CLÍNICA
    Exposição a produtos de consumo. Exposição ambiental:poluentes não metálicos e metais pesados, pop’s. Exposição ocupacional. Drogas de abuso: Alcoolismo. Toxicidade de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM)
  10. GENERALIDADES SOBRE O TRATAMENTO DAS INTOXICAÇÕES
    Eliminação do xenobiótico. Eliminação do xenobiótico já absorvido. Destruição ou neutralização do xenobiótico. Luta contra o efeito do xenobiótico.

Professor(a) Associado(a)
Doutorado em Ciências Naturais pela Universität des Saarlandes, na Alemanha em 1990, é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto em 1985…