Na Comemoração dos seus 40 Anos a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa decidiu Homenagear 40 Pessoas e Organizações a quem expressa o seu reconhecimento pelo notável contributo prestado ao desenvolvimento da faculdade, bem como pelo compromisso exemplar com a Ciência, o Conhecimento e o Serviço à Comunidade — pilares que têm marcado, e continuam a marcar de forma significativa, o nosso percurso coletivo.
Para assinalar esta Homenagem desenvolveu a iniciativa de contribuir, em nome de todos os Homenageados, para que o CRE.Porto da AMPorto execute ações de restauro ecológico de uma área florestal no Parque das Serras do Porto, no âmbito do programa de Mecenato HECTARE.
O desenvolvimento do HECTARE ESB 40Anos 40Nomes será aqui mantido atualizado.
FASE ACTUAL: Entrega de Donativo e Identificação de Parcela a Intervir
Parque das Serras do Porto
O Parque das Serras do Porto é uma Paisagem Protegida Regional nos arredores da Grande Porto, fundado em 15 de março de 2017, e abrange cerca de 5 974 hectares nos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. É reconhecido como o “pulmão verde” da área metropolitana, oferecendo um refúgio natural junto a zonas urbanas densamente povoadas.
Paisagem e geologia
O parque engloba seis serras (Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores, Banjas). As rochas remontam a mais de 540 milhões de anos, com vestígios da Era Paleozoica, incluindo fósseis e formações geológicas significativas
Biodiversidade
Abriga diversos habitats atlânticos: carvalhais (com carvalhos-alvarinho, sobreiros), bosques ripícolas (amieiros, freixos), matagais e matos. Espécies autóctones como tomilho, rosmaninho e medronheiro são abundantes
Património cultural e arqueológico
O território revela traços de ocupação humana antiga: aldeias rurais, minas romanas de ouro, casas de moinho, capelas e mamoas. Inclui ainda vestígios do antigo complexo mineiro romano.
Lista de Espécies Autóctones a considerar no Plano de Plantação:
- Arbutus unedo
- Betula pubescens
- Celtis australis
- Cornus sanguinea
- Corylus avellana
- Crataegus monogyna
- Cupressus sempervirens
- Erica lusitanica
- Jasminum fruticans
- Juniperus oxycedrus
- Ligustrum vulgare
- Malus sylvestris
- Pinus pinea
- Pistacia terebinthus
- Ruscus aculeatus
Localização
Homenageados 40 Anos 40 Nomes
- Francisco Carvalho Guerra
- Augusto Guimarães de Medina
- Vergílio Folhadela
- Arlindo Cunha
- Joaquim Azevedo
- Arménio Miranda
- João Miranda
- José António Teixeira
- Joaquim Sampaio Cabral
- José Fernando Pinto dos Santos
- Claúdio Sunkel
- António Maia Miranda
- Maria Isabel Franco
- Débora Campos
- John Melo
- Jim Reader
- Eduardo Beira
- António Manuel Lopes Costa
- Alexandra Bento
- Ana Cadete
- Fernando Barbosa Rodrigues
- Gualdina Oliveira
- Rosa Torres FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
- AESBUCP - Associação de Estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa
- ALUMNI Biotecnologia - Associação Antigos Alunos da Escola Superior Biotecnologia
- Câmara Municipal do Porto
- Câmara Municipal da Maia
- SOGRAPE, SGPS, S.A.
- RAR – Sociedade de Controle S.A.
- SUPER BOCK GROUP, SGPS, S.A.
- Arsopi - Indústrias Metalúrgicas Arlindo S. Pinho, Lda.
- SonaeMC - Modelo Continente, SGPS, S.A.
- Tecmafoods, Lda
- PARALAB – Equipamentos Industriais e de Laboratório, S.A.
- Elementis plc
- Lactogal – Produtos Alimentares, S.A.
- PortugalFoods – Associação Integralar
- Parceiros Institucionais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa
- Associados da AESBUC - Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa