Curso avançado em Bioativos de Algas

As micro e macroalgas têm vindo a merecer um interesse crescente como matéria-prima
Novas datas: 27, 28 e 29 de março 2023
Atribuição de 20 Bolsas de Estudo

Apresentação

As micro e macroalgas têm vindo a merecer um interesse crescente como matéria-prima para as mais diversas aplicações desde a indústria alimentar, indústria cosmética, indústria farmacêutica até ao ambiente, muito por força da sua biodiversidade e variedade de compostos bioativos de elevado valor incluindo, hidratos de carbono, lípidos polinsaturados, proteínas, pigmentos entre outros. Adicionalmente, são cada vez maiores as exigências para a utilização de processos de extração amigos do ambiente para a recuperação destes compostos bioativos quer por parte da indústria, quer pela sociedade.  Pretende-se com esta autumn school dotar os participantes com competências para saber explorar as potencialidades das algas utilizando diferentes métodos de extração e validando a qualidade biológica dos extratos gerados.

Objetivos

O objetivo deste curso é proporcionar aos participantes uma atualização e um aprofundamento dos conhecimentos sobre o potencial bioativo das algas (micro e macroalgas) de diferentes ambientes aquáticos e aplicações associadas. Será realizada uma breve referência à taxonomia e diversidade, abordados os diferentes compostos bioativos e a sua natureza, métodos de extração, caracterização e validação biológica dos compostos bioativos a partir de algas e suas potenciais aplicações alimentar, farmacêutica, cosmética e ambiente.

Financiamento

O presente Curso de Curta Duração sobre Bioativos de Algas  é apoiado pelo projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para 2021-2026 (investimento RE-C06-i03).

Logotipos

Destinatários

Estudantes do 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia e afins, assim como profissionais destas áreas. Estudantes de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.

Público-alvo para as Bolsas

Estudantes destinatários do Programa Impulso Adultos, i.e. adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional quando das ações de que forem beneficiários, de acordo com a alínea g) do ponto 3 do Aviso de Abertura 01/PRR/021.

Contactos

E. Estudos Avançados e Formação

E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt
Tel: 22 619 62 02
2ª a 5ª: 9h30-12h30 e 14h30-17h30
6ª: 9h30-12h30 e 14h30-19h00
Sáb: 9h30-12h30