FOLIUM - Programa de Mentorado por Profissionais

A partilha de experiências e aprendizagens entre antigos e atuais alunos com interesses semelhantes é uma das dimensões que enriquece a vida de todos os envolvidos e gera, sem esforço, múltiplas oportunidades transformadoras. O programa FOLIUM potencia esta cumplicidade intergeracional, realçando-a e imprimindo-lhe uma organização – tal como a lombada conecta as folhas num mesmo livro ou o tronco liga as folhas numa árvore.

Os Alumni (antigos alunos), que já têm a sua identidade profissional definida, estão na posição ideal para estimular os seus colegas mais novos a refletir, encontrar o que os move e procurar as peças com que se constrói o puzzle do sucesso. No FOLIUM o acompanhamento pelos mentores Alumni é individual e decorre ao ritmo das necessidades dos mentorados. Note-se que esta relação não tem como objetivo a resolução de problemas pessoais do estudante: para isso existem serviços próprios. Ao mentor também não cabe o papel de psicólogo ou explicador das disciplinas.

Consulte aqui o programa FOLIUM.

folha-Mentorado-ESB

Alguns aspetos práticos

Os estudantes podem iniciar o programa no seu penúltimo ano da licenciatura (2º ano de Bioengenharia e Microbiologia e 3º ano em Ciências da Nutrição) ou no primeiro ano do mestrado. Para isso preenchem formulário próprio (a disponibilizar brevemente) onde anexam currículo e carta de motivação. Em cada ano o número de mentores determinará quantos estudantes podem ingressar no programa.  Se for necessária seleção será levada em consideração a documentação apresentada e priorizados os interessados do 1º ciclo. Os prazos serão divulgados anualmente junto da comunidade académica.

Se é Alumna ou Alumnus e tem disponibilidade para integrar este programa como mentor... damos-lhe as boas vindas!

Testemunho do mentor José Carlos F. Pereira

“O programa de mentorado de Biotecnologia é bem mais que um programa. É um formato bem conseguido, estruturado, orientado para resultados e provocador de experiências ensinando, também, a aprender a aprender. Facilita assim a inserção no mercado de trabalho e é um verdadeiro ginásio para fortalecer as soft skills dos alunos.”

Testemunho da mentorada Helena Costa - Bioengenharia

"Eu ainda me mantenho em contacto com a minha mentora. Quando tenho dúvidas comunico via e-mail e até nos encontrámos há pouco tempo em dezembro. Fico contente por me ter inscrito. Foi definitivamente uma mais valia."

Agradecemos o contacto através do endereço ee.emprego@ucp.pt  ou do telefone 22 619 62 26.