Workshop Freetilizer: Valorização de subprodutos orgânicos

Quinta-feira, Julho 7, 2022 - 10:00

O aumento da população mundial tem como resultado direto uma maior produção de alimentos. Para atender a essa necessidade, os sistemas produtivos agro-alimentares têm transformado a sua atividade extensiva para uma atividade intensiva, levando à produção de grandes volumes de subprodutos e resíduos orgânicos. Estes são considerados uma excelente fonte de nutrientes para aplicações agrícolas. O desafio atual é encontrar soluções sustentáveis ​​que criem valor para os resíduos orgânicos de forma eficaz, economicamente viável e amiga do ambiente. Pretende-se desta forma a geração de produtos de valor acrescentado que possam contribuir para a sustentabilidade do setor agrícola, integrando-o no conceito de economia circular. 

O workshop tem como objetivo apresentar o potencial da tecnologia Freetilizer na valorização de resíduos orgânicos apresentando-se como um processo inovador, energeticamente eficiente, atuando com rapidez em espaços reduzidos e evitando a formação de odores e gases de efeito de estufa, seguindo uma abordagem de desperdício zero. Como resultado da aplicação da tecnologia obtêm-se fertilizantes orgânicos que poderão ser utilizados de forma integrada na produção agro-alimentar. 

Inscreva-se aqui neste workshop que irá decorrer no dia 7 de julho, às 10h, na Sala Porto do campus da Católica no Porto.

Programa

10:00   Abertura do Workshop
Nuno Castro | Pipemasters

10:10   Projeto Freetilizer: Valorização de subprodutos orgânicos
 João Calixto

10:30   Apoio ao desenvolvimento de tecnologias industriais em contexto académico
Ana Teixeira Oliveira | Escola Superior de Biotecnologia (ESB/UCP)

10:50   Coffee Break

11:00   PAM - Resíduos orgânicos no sector hortofrutícola
Inocêncio Amorim

11:20   Ficosterra - Fertilizantes orgânicos à base de algas marinhas
Luis Lombana

11:40   Discussão Q&A

11:50   Encerramento
Nuno Castro | Pipemasters