Marketing

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e competências

O objetivo fundamental desta unidade curricular é dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing, através da compreensão e operacionalização dos conceitos e do domínio dos instrumentos fundamentais do Marketing para que possam compreender e dominar a sua função dentro das organizações como fatores críticos de sucesso.

Competências: Desenvolver um raciocínio e uma atitude de orientação para os clientes e para o mercado. Segmentar o mercado, definir estratégias de segmentação e posicionar a oferta. Avaliar, medir e potenciar o valor dos clientes. Gerir o Marketing Mix e as suas diferentes estratégias.

 

Metodologias de ensino

A disciplina está estruturada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. As aulas teóricas são de exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações estando suportadas por ferramentas multimédia. Nas aulas teórico-práticas são aprofundadas e discutidas as matérias apresentadas nas aulas teóricas, suportado pela discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais, exercícios práticos de aplicação e a realização e apresentação de um plano de Marketing.

 

Conteúdos programáticos

  1. Definição, Conceitos e Funções de Marketing.
  2. Fidelização de clientes e Marketing Relacional
  3. A Segmentação Diferenciação e Posicionamento.
  4. A Gestão do Marketing Mix.
  5. Desenvolvimento e gestão de novos produtos e Inovações
  6. Estudos de Mercado (A. Qualitativo)
  7. Estudos de Mercado (A. Quantitativo)