Objetivos e competências
O objetivo fundamental desta unidade curricular é dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing, através da compreensão e operacionalização dos conceitos e do domínio dos instrumentos fundamentais do Marketing para que possam compreender e dominar a sua função dentro das organizações como fatores críticos de sucesso.
Competências: Desenvolver um raciocínio e uma atitude de orientação para os clientes e para o mercado. Segmentar o mercado, definir estratégias de segmentação e posicionar a oferta. Avaliar, medir e potenciar o valor dos clientes. Gerir o Marketing Mix e as suas diferentes estratégias.
Metodologias de ensino
A disciplina está estruturada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. As aulas teóricas são de exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações estando suportadas por ferramentas multimédia. Nas aulas teórico-práticas são aprofundadas e discutidas as matérias apresentadas nas aulas teóricas, suportado pela discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais, exercícios práticos de aplicação e a realização e apresentação de um plano de Marketing.
Conteúdos programáticos
- Definição, Conceitos e Funções de Marketing.
- Fidelização de clientes e Marketing Relacional
- A Segmentação Diferenciação e Posicionamento.
- A Gestão do Marketing Mix.
- Desenvolvimento e gestão de novos produtos e Inovações
- Estudos de Mercado (A. Qualitativo)
- Estudos de Mercado (A. Quantitativo)