Liderança em Contexto de Incerteza

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e método

Compreender e reconhecer a diferença categórica entre ‘incerteza’ e ‘risco’ e as principais implicações de tal diferença.
Identificar e compreender o que é uma ‘lógica preditiva’ e uma ‘lógica não-preditiva’ e de como as podemos usar para gerir o risco e lidar com a incerteza.
Aprender a ‘ver’ o mundo com perspetivas diferentes e a níveis diferentes.
Experimentar e aprender a prática de ‘método’ na compreensão do que se passa á nossa volta.
Reconhecer, teórica e praticamente, as diferenças entre ‘mundo físico’ e ‘mundo social’.
Conhecer e aplicar os fundamentos da ‘teoria de sistemas’ e da ‘teoria da complexidade’.
Identificar as origens e os efeitos da incerteza marcante do mundo próximo-passado e do mundo próximo-futuro, seja a partir da emergência de novas tecnologias e novos mercados, seja a partir da interação de fenómenos atuais como a globalização e a pandemia, aprendendo a liderar em contexto de incerteza.

A metodologia aplicada baseia-se numa combinação de aulas teóricas (para tratar do conteúdo programático) com aulas teórico-práticas (para analise e discussão de casos) e com um intenso trabalho de campo (realizado em grupos de quatro ou cinco alunos) tendente a identificar e estudar casos práticos de lida com a incerteza por pessoas e famílias ou por empresas e outras entidades, públicas ou privadas, grandes ou pequenas, recentes ou antigas – e a produzir a analise e síntese de conhecimento a partir de tais casos práticos.     

 

Programa

  • Incerteza e Risco
  • ‘Reducionismo’ e ‘Sistemismo’ – e a incapacidade de lidar com a incerteza
  • Natureza e Método do Conhecimento (fundamentos)
  • Teoria de Sistemas e Teoria da Complexidade (fundamentos)
  • A imprevisibilidade e irreversibilidade da ‘emergência’
  • Risco e lógica preditiva. Incerteza e lógica não-preditiva

Docentes

Brevemente disponível