Gestão, Marketing e Empreendedorismo

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Os objectivos da unidade são fornecer ferramentas básicas de gestão e marketing aos alunos que possam ser aplicadas num contexto de inovação e desenvolvimento de novos produtos e processos e do desenvolvimento de ideias de negócio. As competências a atingir são:

  • Conhecer as várias perspectivas do marketing-mix e sua relação com o mercado; 
  • Compreender os factores-chave do marketing e seu impacto nos mercados;
  • Entender os vários aspectos do comportamento do consumidor;
  • Conhecer os factores de competitividade em diversos sectores;
  •  capacidade de concepção de planos de marketing;
  • Desenvolver capacidades de inovação e empreendedorismo;
  • Desenvolver capacidades de concepção de modelos de negócio.

 

Metodologias de ensino

Aulas presenciais e seminários proferidos por especialistas nas áreas centrais da Gestão, Marketing, Inovação e Empreendedorismo que proporcionam uma exposição de conceitos, técnicas e instrumentos, bem como o debate necessário à estruturação dos conhecimentos e à clarificação das compreensões.
O desenvolvimento de capacidades específicas será trabalhado em aulas de orientação tutorial para apoio à elaboração de um Plano de Marketing e para apoio à geração e desenvolvimento de Modelos de Negócio. Estes trabalhos serão acompanhados na plataforma de e-learning por publicação e discussão em grupo alargado e partilha ao longo do processo de desenvolvimento dos trabalhos.

 

Conteúdos

  1. Conceitos fundamentais de Gestão e Marketing
  2. Estudos de Mercado e de Consumidor
  3. Segmentação e Estratégia
  4. Definição de Políticas de Produto e de Preço
  5. Definição de Políticas de Distribuição e de Comunicação
  6. Plano de Marketing
  7. Marketing e Inovação
  8. Inovação e Empreendedorismo
  9. Modelos de Negócio
  10. Geração de Modelos de Negócio

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Doutorado em Inovação pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2005), iniciou a sua formação superior na Faculdade de Engenharia da Universidade do…