Objetivos e Competências
Os objectivos da unidade são fornecer ferramentas básicas de gestão e marketing aos alunos que possam ser aplicadas num contexto de inovação e desenvolvimento de novos produtos e processos e do desenvolvimento de ideias de negócio. As competências a atingir são:
- Conhecer as várias perspectivas do marketing-mix e sua relação com o mercado;
- Compreender os factores-chave do marketing e seu impacto nos mercados;
- Entender os vários aspectos do comportamento do consumidor;
- Conhecer os factores de competitividade em diversos sectores;
- Desenvolver capacidade de concepção de planos de marketing;
- Desenvolver capacidades de inovação e empreendedorismo;
- Desenvolver capacidades de concepção de modelos de negócio.
Metodologias de ensino
Aulas presenciais e seminários proferidos por especialistas nas áreas centrais da Gestão, Marketing, Inovação e Empreendedorismo que proporcionam uma exposição de conceitos, técnicas e instrumentos, bem como o debate necessário à estruturação dos conhecimentos e à clarificação das compreensões.
O desenvolvimento de capacidades específicas será trabalhado em aulas de orientação tutorial para apoio à elaboração de um Plano de Marketing e para apoio à geração e desenvolvimento de Modelos de Negócio.
Estes trabalhos serão acompanhados na plataforma de e-learning por publicação e discussão em grupo alargado e partilha ao longo do processo de desenvolvimento dos trabalhos.
Conteúdos
- Conceitos fundamentais de Gestão e Marketing
- Estudos de Mercado e de Consumidor
- Segmentação e Estratégia
- Definição de Políticas de Produto e de Preço
- Definição de Políticas de Distribuição e de Comunicação
- Plano de Marketing
- Marketing e Inovação
- Inovação e Empreendedorismo
- Modelos de Negócio
- Geração de Modelos de Negócio