Objetivos e Competências
A UC tem como objetivo reconhecer as principais biomoléculas componentes dos alimentos e o seu metabolismo. A relação da Alimentação com a prevenção da doença e sua relação com os mecanismos de doença. Compreender a importância da alimentação como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença e a diminuição da mortalidade e morbilidade através da manipulação da alimentação; adquirir conhecimento sobre os padrões alimentares existentes em Portugal e diferentes partes do Mundo, do ponto de vista sócio-cultural, alimentar e nutricional; situar-se face a diferentes padrões de alimentação saudável; particularidades biológicas, energéticas e nutricionais no estado adulto e em situações fisiológicas especiais de ciclo de vida. Trabalhar em grupo para planear, implementar e rever ementas para indivíduos ou grupos.
Metodologias de ensino
A unidade curricular está organizada em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e OT. Será sempre prioritário criar as condições ideias para o aluno participar de forma dinâmica e interativa para esclarecimento de questões ou debate dos temas em análise.
Conteúdos programáticos
- Substâncias bioativas nos alimentos com relevância nutricional. Fitoquímicos: atividade biológica.
- Alimentos funcionais: definição, importância e mercado com saúde.
- Reconhecer e aprofundar a ação que os nutrimentos presentes nos alimentos possuem na regulação metabólica (ex. explorar Microbiota e Nutrição).
- Compreender a situação alimentar/nutricional em Portugal e no Mundo, a sua relação com as doenças crónicas não transmissíveis e seu impacto na morbilidade e mortalidade. Explorar o binómio nutrição-saúde (exploração destes conceitos durante situações fisiológicas especificas e ciclo de vida).
- Explorar a relação entre nutrição, longevidade e expressão génica; o impacto da nutrição no futuro adulto e relação com a epigenética; bases conceptuais da nutrigenómica, nutrigenética, nutrição personalizada.
- Reconhecer a relação entre nutrição adequada e promoção de saúde: caracterização de diferentes padrões/modelos alimentares e mecanismos de ação (ex. Alimentação Mediterrânica).