Investigadoras do CBQF destacam-se na Conferência Internacional Microbiology 2024

Quarta-feira, Dezembro 4, 2024 - 13:03


A conferência Microbiology 2024, um evento internacional realizado em português e organizado pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, teve lugar de 25 a 27 de novembro de 2024. Este prestigiado evento, destinado a promover o desenvolvimento de jovens investigadores, reuniu cientistas de diversas áreas da microbiologia para troca de conhecimentos, apresentar investigação inovadora e reforçar colaborações.

O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) teve uma forte presença na conferência, com vários investigadores selecionados para apresentar comunicações orais. As suas contribuições realçaram a investigação inovadora e com impacto, que está a ser realizada no CBQF.

A qualidade e relevância do trabalho apresentado pelos investigadores do CBQF não passou despercebida. Ana Margarida Teixeira e Inês Leão, duas das jovens promissoras cientistas do centro, alunas de doutoramento, foram reconhecidas com prémios pelas suas contribuições excecionais. Estas distinções refletem não só a excelência da sua investigação, mas também o compromisso do CBQF em fazer avançar o conhecimento científico e apoiar o desenvolvimento de talentos emergentes na área da microbiologia.

Prémios em destaque

  • Ana Margarida Teixeira recebeu o prémio de Melhor Apresentação Oral na categoria de Microbiologia Ambiental, um reconhecimento atribuído por unanimidade pela audiência, maioritariamente composta por jovens investigadores. Refletindo sobre o prémio, Ana Margarida partilhou: “Para mim, este prémio representa o reconhecimento e a validação do trabalho árduo que dedicamos diariamente à nossa investigação. Nem sempre é fácil, mas receber este prémio dos meus pares, em particular de jovens investigadores, reforça o valor do que fazemos e motiva-nos a continuar a procurar a excelência”.
  • Inês Leão recebeu o prémio de Melhor Apresentação de Vídeo Curto na categoria de Microbiologia Ambiental. O seu vídeo, que pode ser visto aqui, mostrou a sua investigação num formato criativo e acessível. Ao receber este reconhecimento, Inês comentou: “Receber este prémio dos meus pares foi uma surpresa fantástica e demonstra que a comunicação de ciência pode - e deve - ser feita de diversas formas. Embora diferentes dos formatos tradicionais como posters ou apresentações orais, as abordagens criativas podem tornar o nosso trabalho laboratorial mais acessível e impactante para um público mais vasto”.
Estes prémios sublinham o foco do CBQF na inovação, na excelência científica e na comunicação eficaz dos resultados da investigação. O centro continua empenhado em apoiar jovens investigadores e em promover um ambiente dinâmico para o avanço da ciência microbiológica.
 
CBQF researchers excel at Microbiology 2024 International Conference