Objetivos e Competências
Objetivos Pedagógicos:
- Conhecer as vantagens das intervenções comunitárias comparativamente com as intervenções a nível individual.
- Identificar e descrever as diferentes etapas da conceção de um programa de intervenção comunitária.
- Utilizar diferentes ferramentas para avaliação de necessidades, implementação de intervenções e avaliação das mesmas.
- Conhecer diferentes programas de intervenção comunitária implementados em Portugal.
Resultados Expectáveis:
- Ser capaz de fazer avaliação de necessidades e delinear estratégias de intervenção para diferentes grupos populacionais.
- Ser capaz de avaliar, de forma crítica, intervenções comunitárias.
Metodologias de ensino
Esta disciplina é constituída por aulas teóricas, de caráter expositivo e reflexivo, e por aulas teórico-práticas onde os alunos delineiam intervenções e desenvolvem os materiais propriamente ditos. Treinam, também, competências de organização espácio-temporal de todas as etapas das suas intervenções, começando pela avaliação de necessidades e terminando na avaliação das intervenções.
A troca de ideias é fomentada pela apresentação de todos os trabalhos à turma.
Conteúdos programáticos
- Nutrição comunitária: apresentação da disciplina e normas de avaliação.
- Conceitos introdutórios.
- Estratégias para o sucesso dos programas de intervenção comunitária.
- Planeamento em nutrição comunitária.
- Avaliação do impacto das intervenções – como fazer e como interpretar.
- Intervenções nutricionais/ alimentares para diferentes grupos populacionais:
- Primeira infância: promoção da alimentação saudável nos primeiros anos de vida.
- Nutrição e alimentação em idade escolar.
- Intervenções alimentares em adultos.
- Intervenções alimentares em idosos.
- Conceção de guias alimentares.
- Intervenção do nutricionista numa autarquia.
- Intervenção do nutricionista em projetos comunitários.
- Mass media e Promoção de Saúde.
- Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde.