Nutrição Humana II

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Objetivos pedagógicos:

Consciencializar para a importância da alimentação na saúde, o que envolve a aplicação da ciência e arte de nutrição, ajudando o indivíduo a selecionar e obter alimentos com o objetivo principal de o nutrir na saúde ou na doença.  
 
No domínio dos conhecimentos, o estudante deve:

  • Conhecer recomendações alimentares e suas bases metodológicas;
  • Caracterizar diferentes padrões alimentares;
  • Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser reduzidas através da manipulação de fatores nutricionais, durante o ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares.

 
Resultados Expectáveis: 

Espera-se que os alunos adquiram uma visão global das grandes questões relacionadas com a alimentação e nutrição e aprendam a reconhecer a aplicação desse conhecimento noutras disciplinas dos seus curricula, ou noutras situações que envolvam a Nutrição.

 

Metodologias de ensino

A unidade curricular está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.

Tanto nas aulas teóricas como nas teórico-práticas é utilizada apresentação expositiva via power-point, CD-ROM e vídeos. São criados espaços para o aluno participar de forma dinâmica e interativa para esclarecimento de questões ou debate dos temas em análise. 

Nas aulas teórico-práticas são solicitados trabalhos de grupo subordinados às temáticas estudadas. Os alunos são incentivados a fazer pesquisas na Internet em Bases de Dados como suporte para a realização dos trabalhos propostos.

A unidade curricular é lecionada com o auxílio da plataforma de e-learning, Blackboard.

 

Conteúdos programáticos

Programa das Aulas Teóricas
 
Alimentação Saudável: Situação alimentar e nutricional no país e no mundo. Principais relações entre energia e nutrientes. Aportes dietéticos recomendados. Metabolismo de micronutrientes: vitaminas, sais minerais e oligoelementos.
Padrões alimentares promotores de saúde: Dieta Mediterrânea, dieta Atlântica, dieta Nórdica, dietas essencialmente vegetarianas. História, alimentos básicos, características nutricionais e benefícios para a saúde. Relação entre estes padrões alimentares e o binómio saúde-doença. Relação entre nutrição e a epigenética.  
Padrão alimentar característico das sociedades ocidentalizadas: características nutricionais e relação com o binómio saúde/ doença. Exemplos clássicos de doenças associadas a este padrão alimentar: obesidade, doenças cardiovasculares, cardiometabólicas e cancro.
 
Programa das Aulas Teórico – Práticas

  • Alimentação Vegetariana: Características nutricionais das dietas vegetarianas. Alimentação vegetariana versus alimentação omnívora. Guia alimentar vegetariano. Alimentação vegetariana no ciclo de vida.  
  • Outros padrões alimentares: Principais tipos e características das dietas hiperproteicas. Prós e contras da utilização destas dietas para perda de peso. Relação entre dietas populares e saúde.  
  • Deficiências de enzimas intestinais - deficiência de lactase: conceito, tipos de deficiência, prevalência mundial, fisiopatologia, sintomas e tratamento. Principais diferenças entre intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite.  
  • Doença Celíaca: definição, manifestações clínicas, prevalência e tratamento. Guia de alimentos proibidos e permitidos.  
  • Nutrição e cafeína: aspetos digestivos e metabólicos da cafeína. Benefícios do consumo moderado de cafeína e riscos relacionados com o consumo abusivo.
  • Nutrição e Álcool: aspetos digestivos e metabólicos do álcool. Benefícios do consumo moderado de álcool e riscos relacionados com o consumo abusivo.  
  • Proposta de realização de trabalhos monográficos para apresentação e discussão.

Docentes

Professor(a) Auxiliar
Marta Correia é doutorada em Biomedicina pela Universidade do Porto, e em Inovação Terapêutica pela Université Paris-Sud (2012). É Mestre em Nutrição Clínica…
Técnico(a) Superior
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto, Mestre em Biotecnologia e Inovação pela Universidade Católica e doutoranda em Biotecnologia…