Objetivos e Competências
Objetivos pedagógicos:
Consciencializar para a importância da alimentação na saúde, o que envolve a aplicação da ciência e arte de nutrição, ajudando o indivíduo a selecionar e obter alimentos com o objetivo principal de o nutrir na saúde ou na doença.
No domínio dos conhecimentos, o estudante deve:
- Conhecer recomendações alimentares e suas bases metodológicas;
- Caracterizar diferentes padrões alimentares;
- Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser reduzidas através da manipulação de fatores nutricionais, durante o ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares.
Resultados Expectáveis:
Espera-se que os alunos adquiram uma visão global das grandes questões relacionadas com a alimentação e nutrição e aprendam a reconhecer a aplicação desse conhecimento noutras disciplinas dos seus curricula, ou noutras situações que envolvam a Nutrição.
Metodologias de ensino
A unidade curricular está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
Tanto nas aulas teóricas como nas teórico-práticas é utilizada apresentação expositiva via power-point, CD-ROM e vídeos. São criados espaços para o aluno participar de forma dinâmica e interativa para esclarecimento de questões ou debate dos temas em análise.
Nas aulas teórico-práticas são solicitados trabalhos de grupo subordinados às temáticas estudadas. Os alunos são incentivados a fazer pesquisas na Internet em Bases de Dados como suporte para a realização dos trabalhos propostos.
A unidade curricular é lecionada com o auxílio da plataforma de e-learning, Blackboard.
Conteúdos programáticos
Programa das Aulas Teóricas
Alimentação Saudável: Situação alimentar e nutricional no país e no mundo. Principais relações entre energia e nutrientes. Aportes dietéticos recomendados. Metabolismo de micronutrientes: vitaminas, sais minerais e oligoelementos.
Padrões alimentares promotores de saúde: Dieta Mediterrânea, dieta Atlântica, dieta Nórdica, dietas essencialmente vegetarianas. História, alimentos básicos, características nutricionais e benefícios para a saúde. Relação entre estes padrões alimentares e o binómio saúde-doença. Relação entre nutrição e a epigenética.
Padrão alimentar característico das sociedades ocidentalizadas: características nutricionais e relação com o binómio saúde/ doença. Exemplos clássicos de doenças associadas a este padrão alimentar: obesidade, doenças cardiovasculares, cardiometabólicas e cancro.
Programa das Aulas Teórico – Práticas
- Alimentação Vegetariana: Características nutricionais das dietas vegetarianas. Alimentação vegetariana versus alimentação omnívora. Guia alimentar vegetariano. Alimentação vegetariana no ciclo de vida.
- Outros padrões alimentares: Principais tipos e características das dietas hiperproteicas. Prós e contras da utilização destas dietas para perda de peso. Relação entre dietas populares e saúde.
- Deficiências de enzimas intestinais - deficiência de lactase: conceito, tipos de deficiência, prevalência mundial, fisiopatologia, sintomas e tratamento. Principais diferenças entre intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite.
- Doença Celíaca: definição, manifestações clínicas, prevalência e tratamento. Guia de alimentos proibidos e permitidos.
- Nutrição e cafeína: aspetos digestivos e metabólicos da cafeína. Benefícios do consumo moderado de cafeína e riscos relacionados com o consumo abusivo.
- Nutrição e Álcool: aspetos digestivos e metabólicos do álcool. Benefícios do consumo moderado de álcool e riscos relacionados com o consumo abusivo.
- Proposta de realização de trabalhos monográficos para apresentação e discussão.