Num vídeo partilhado no TikTok alega-se que “é mentira que a água com gás ajuda no emagrecimento”. O autor do post, que se apresenta como “fitoterapeuta clínico”, chama-se Julio Luchmann e é conhecido por divulgar desinformação sobre saúde nas redes sociais. Segundo Luchmann, o facto de a água com gás ter um pH ácido torna os alimentos mais palatáveis, o que, supostamente, leva a pessoa a “comer mais” e a engordar. Mas será mesmo assim?
É verdade que beber água com gás faz “comer mais” e engordar?
Em declarações ao Viral, Ana Pimenta Martins, professora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), adianta que “não há evidência científica que comprove que o consumo de água natural com gás, por si só, leva ao aumento da ingestão alimentar e, consequentemente, ao ganho de peso” ou de gordura.
De facto, tal como se diz no vídeo em análise, “a água natural com gás (sem sabor) apresenta um pH ligeiramente ácido”, por norma, “entre 5 e 6, devido à presença de dióxido de carbono (CO2)”, explica a professora (ver também aqui).
A ingestão de água com gás (sem sabor) “parece ajudar a limpar o palato, contribuindo, em particular, para a diminuição da sensibilidade ao sabor amargo”, prossegue.