Ao anunciar um Prémio Nobel, o Comité destaca o impacto dos laureados na ciência, na inovação e na sociedade. Contudo, pouco se aborda quem concretizou essa transição ou as polémicas na relação entre ciência e sociedade. No âmbito da licenciatura interdisciplinar em Ciências e Sociedade, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto vai realizar a primeira de uma série de conversas destinadas a uma maior integração entre os mundos da ciência e da sociedade. A palestra “Na prática, a teoria é outra coisa?” realiza-se a 27 de novembro, pelas 17h30, no Auditório Arménio Miranda, do Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Será que esmiuçando dois casos concretos, a genética e a inteligência artificial, será possível entreabrir essa porta, obter pistas para saber se, na prática, a teoria é outra coisa? Nesta conversa sobre ciências & sociedade, tendo como pano de fundo aquelas interrogações, Purificação Tavares, professora universitária, investigadora e empresária, conversará com José Fernando Pinto dos Santos, também ele professor universitário e investigador.
Ambos conversarão com a audiência, tudo sob a moderação de Alberto Castro, professor universitário e Provedor do Estudante da Católica no Porto.
Tim Hogg, coordenador da Licenciatura em Ciências e Sociedade da Escola Superior de Biotecnologia, explica que “são conversas sobre como a sociedade como um todo vê a descoberta científica e o desenvolvimento tecnológico. Sobre o que os cientistas, engenheiros e gestores podem fazer com estas perspetivas. Sobre pensar e trabalhar entre disciplinas para moldar um mundo em que queremos viver. Sobre Ciências e Sociedade.”