Conceição Hogg
Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1984. Doutorada em Ciência e Tecnologia pelo Departamento de Ci ência e Tecnologia Alimentar da Faculdade de Agricultura e Alimentos da Universidade de Reading (Reino Unido) em 1991.
- Professora Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) desde 1991. Assistente na mesma instituição entre 1984 e 1991. Atividades pedagógicas incluem a docência de várias disciplinas das Licenciaturas, Mestrados e Pós-graduações da ESB nas áreas da ciência e tecnologia alimentar, tecnologia enzimática, tópicos de biotecnologia, desenvolvimento de novos produtos e processos, e projeto de engenharia e inovação alimentar.
Responsável pela organização e gestão dos laboratórios de ciência e tecnologia alimentar da ESB: “Kitchen lab” e “Pavilhão Tecnológico”. Principais áreas de interesse científico centram-se na aplicação da tecnologia de separação de membranas na indústria alimentar e de bebidas, fenómenos de transferência de massa e reacções químicas durante o envelhecimento de vinho e modificação enzimática do amido. Outras atividades incluem participação em projetos nacionais e internacionais de investigação e desenvolvimento, orientação de teses de doutoramento e mestrado, gestão e participação em trabalhos técnico-científicos de apoio a empresas do sector agro-alimentar.
Fátima Poças
Docente da Escola Superior de Biotecnologia, Investigadora do CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina e Diretora do CINATE – Centro de Qualidade e Segurança Alimentar. Licenciada em Engenharia Química (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Mestre em Embalagem (Michigan State University) e Doutorada em Biotecnologia Ciência e Engenharia Alimentar (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa). Coordenação do laboratório de Embalagem desde 1990 e do CINATE desde 2013. Tem desenvolvido atividade docente em unidades curriculares sobre embalagem, a nível pré and pós-graduado desde 1992. O trabalho de investigação e de consultoria foca na área da migração dos materiais e embalagens para alimentos, propriedades de barreira dos materiais, avaliação de processos de reciclagem e aplicação de biomateriais na embalagem. Tem também trabalhado no desenvolvimento de sistemas ativos, nomeadamente antimicrobianos. Integrou a equipa e liderou vários projetos nacionais e Europeus. Representa Portugal na Rede Europeia de Laboratórios Nacionais de Materiais e Embalagens para Alimentos desde 2004 e tem participado como membro em diferentes grupos de trabalho da EFSA (European Food Safety Authority) desde 2012. É chair do comité científico Embalagem da European Technological Platform ETP ‘Food for Life’.