A Bárbara Santos, o Miguel Teixeira e a Benedita Machado (por esta ordem na foto) são os merecidos vencedores das XV Olimpíadas de Biotecnologia, um concurso anual aberto a todos os estudantes do ensino secundário (continente e ilhas). O processo de seleção, que inclui duas eliminatórias e uma final, decorreu desde janeiro até ao evento final a 21 de maio de 2021. Das centenas de estudantes envolvidos brilharam com destaque os 3 vencedores - a Bárbara é da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira em Leiria, a Benedita do Colégio Luso-Francês no Porto e o Miguel do Colégio Internado dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia. Todos 3 são medalhas de ouro, ex-aequo: não foi feita distinção entre eles.
Pelo caminho, tornado possível pelos professores coordenadores em todas as escolas participantes, ficaram muitas questões sobre as mais diversas vertentes da biotecnologia, desde a engenharia genética à biomedicina, das fermentações de cerveja e iogurte à biologia molecular. As perguntas (tanto de escolha múltipla como de desenvolvimento) foram definidas pela equipa organizadora da Escola Superior de Biotecnologia. A finalíssima incluiu duas micropalestras: uma sobre segurança alimentar pela Profª Doutora Paula Teixeira, e outra pelo Prof. Doutor José Teixeira sobre a evolução da biotecnologia.
Os prémios, para além do prazer de participar!, foram patrocinados pela Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e pelas empresas Soquímica, Qlabo e Grisp e “entregues” pela Vice-Reitora da Universidade Católica, Profª Doutora Isabel Vasconcelos. Cada um dos três atletas olímpicos recebeu um cheque prenda no valor de 250 euros, resgatável em qualquer loja do universo Sonae.
Para o ano há mais! As inscrições para as XVI Olimpíadas terão lugar em janeiro de 2022. Todos são bem vindos.