Projecto de Investigação I

30 ECTs / 3º Semestre / Português

Objetivos e Competências

A dissertação de mestrado, que representa 50 % dos créditos ECTS do ciclo de estudos, contribui para o desenvolvimento das competências de especialização. Muitas das competências expectáveis num Mestre em Microbiologia Aplicada serão desenvolvidas e consolidadas ao longo desta fase.

Resultados Expectáveis:
Espera-se que ao longo desta unidade curricular o aluno desenvolva algumas competências técnicas e transversais, por exemplo:

  • aprofundar, desenvolver e aplicar conhecimentos obtidos ao nível do 1.o ciclo, na parte curricular do curso e eventualmente noutras experiências académicas ou profissionais prévias;
  • integrar conhecimentos na resolução de questões complexas, sobretudo no domínio do ramo de especialização;
  • comunicar conclusões, conhecimentos e de forma clara e não ambígua;
  • desenvolver competências que fomentem uma aprendizagem ao longo da vida, de modo autónomo, sobretudo no domínio do ramo de especialização.

 

Metodologias de ensino

O trabalho de investigação é acompanhado pelo(s) supervisor(s) e outros investigadores ou profissionais seniores, no sentido de permitir o desenvolvimento sustentado da investigação.
Regularmente, haverá uma avaliação dos avanços, obstáculos e soluções encontrados, através da apresentação de uma súmula do trabalho realizado.
O trabalho será apresentado na forma de uma dissertação de Mestrado, oralmente e defendido perante um júri constituindo por pelo menos três peritos na área.

Métodos e Critérios de Avaliação:
À dissertação corresponderá uma nota (0 a 20 valores) ponderada com base no desempenho do aluno, na qualidade do trabalho realizado e na capacidade de comunicação escrita e oral, bem como de argumentação demonstradas durante a defesa pública do trabalho.

 

Conteúdos

ORIENTAÇÃO TUTORIAL
O tema e plano de trabalho de investigação a realizar é seleccionado pelo aluno de uma lista de temas oferecidos ou pode ser procurado pelo aluno junto de investigadores internos ou externos da instituição.
A investigação a realizar inclui necessariamente uma componente experimental e deve ser no âmbito da Microbiologia, dando origem à dissertação de Mestrado.

Docentes

Professor(a) Associado(a)
Doutorada em Microbiologia e licenciada em Bioquímica, ambos pela Universidade de Coimbra, Célia Manaia é Professora Associada com Agregação na Escola…
Professor(a) Auxiliar
Doutorado em Biotecnologia (especialidade em Microbiologia) pela Universidade Católica Portuguesa, José António Couto é licenciado em Biologia pela…