Projecto de Investigação I

30 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Objetivos Pedagógicos:

O trabalho desenvolvido no âmbito desta unidade curricular conduz, juntamente com Projecto de Investigação II, à elaboração da tese de mestrado. Esta constitui uma componente nuclear deste ciclo de estudos, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento das competências de investigação. Pretende-se fomentar o desenvolvimento de competências técnicas em Microbiologia e em domínios mais específicos desta área conforme o tema de tese escolhido. Deverá, ao mesmo, fomentar o desenvolvimento de competências pessoais, factor determinante na empregabilidade e sucesso profissional.

Resultados Expectáveis:

  • Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar investigação científica na respectiva área de estudo;
  • Conhecimento e capacidade para aplicar diferentes abordagens metodológicas na respectiva área de estudo.
  • Capacidade para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas - Capacidade para intervir ativamente, quando aplicável, na transferência de tecnologia entre o meio universitário e empresarial

 

Metodologias de ensino

A tese de mestrado corresponde a um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento nas áreas de especialidade do programa de 2º ciclo em Microbiologia Aplicada. O trabalho pode ser realizado em instituições de Ensino Superior ou em empresas em Portugal ou no estrangeiro (mobilidade Erasmus).

O trabalho será acompanhado pelo(s) supervisor(s) e outros investigadores seniores, no sentido de permitir o desenvolvimento sustentado da investigação. Caso seja realizado fora da instituição promotora do mestrado, é nomeado um tutor como interlocutor entre esta e a instituição de acolhimento.

O trabalho realizado tem sequência em Projecto de investigação II.

 

Conteúdos programáticos

Os temas de tese são diversificados e focam a aplicação da microbiologia em diferentes áreas: alimentar, ambiental, saúde e biotecnologia.

Docentes

Professor(a) Associado(a)
Doutorada em Microbiologia e licenciada em Bioquímica, ambos pela Universidade de Coimbra, Célia Manaia é Professora Associada com Agregação na Escola…