Pensamento Crítico I

1 ECTs / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Ao longo da unidade curricular os discentes deverão: 

  • desenvolver atitudes de observador ativo e interveniente 
  • ponderar novas ideias e conceitos 
  • refletir de um modo mais estruturado, abrangente e profundo 
  • assumir um papel ativo que possibilite a criação de um ambiente de ensino
  • aprendizagem mais envolvente e eficaz 
  • comunicar de forma autêntica, o que inclui aprender a exprimir claramente o seu ponto de vista e a ouvir atentamente pontos de vista diferentes, esforçando-se por conseguir um entendimento profundo dos mesmos 
  • interagir com o meio de forma consciente e lúcida

 

Metodologias de ensino

A metodologia assenta numa aprendizagem ativa (ação-reflexão-ação) que estimula a reflexão e discussão em grupo sobre diferentes temas.

 

Conteúdos

  • Pensar para quê? A necessidade e vantagem do raciocínio crítico.
  • Os 8+2 elementos do Pensamento Crítico.
  • Como esmiuçar um texto de divulgação científica.
  • As normas do Pensamento Crítico: como organizar uma meta-avaliação.
  • Os obstáculos ao Pensamento Crítico: o que são e como se contornam.

Docentes

Professor(a) Auxiliar
Doutorada e mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Cornell (Estados Unidos) e licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra. É Professora…