Gestão, Inovação e Marketing

5 ECTS / 3º Semestre / Português

Objetivos e Competências

Gestão, Inovação e Marketing Eduardo Cardoso Desenvolver as capacidades e as competências dos Estudantes de articularem conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação em Engenharia com as necessidades da Sociedade através do desenvolvimento de negócios e da criação de novas empresas baseadas baseada no conhecimento e na inovação.

Aprofundar a compreensão de relações entre a Engenharia e a Gestão designadamente através de ferramentas fundamentais da Gestão de Empresas, das suas principais funções e dos seu factores de produção.
Caracterização da inovação como factor da produção.

Concretizar e aprofundar a aplicação de conceitos pelo desenvolvimento de um Projecto de Negócios para uma ideia de base tecnológica.

Em função do programa adotado são objetivos específicos:

  1. Ser capaz de utilizar e explorar ferramentas fundamentais em várias funções da Gestão de Negócios e Empresas.
  2. Ser capaz de conceber e desenvolver um Projeto de Negócios para responder a necessidades e oportunidades identificadas em mercados;
  3. Ser capaz de compreender necessidades e de identificar oportunidades em mercados através de análises, incluindo Estudos de Caso
  4. Definir estratégias de marketing, em particular com base em informação e conteúdos qualificados e ações de informação e formação de Consumidores

Resultados Expectáveis:
Estudar um segmento de mercado com base num Estudo de Caso
Conceber conteúdos qualificados para informação e marketing
Desenhar estratégias de inovação para criação de valor
Elaboração de um Plano de Negócio

 

Metodologias de ensino

Apresentações expositivas de conceitos chave.
Apresentações expositivas das propostas de trabalho: individuais e em grupo.
Trabalhos em grupo orientados.
Trabalho individuais orientados.
Processo colaborativo de desenvolvimento de trabalho individual baseado na plataforma electrónica de apoio ao ensino-aprendizagem, com discussão aberta a todos os alunos:

  • acompanhamento e participação presencial e on-line
  • apoio tutorial
  • apoio em plataforma electrónica

Avaliação:
Avaliação dos Trabalhos em Grupo.
Avaliação dos Trabalhos Individuais.
Principais critérios aplicados aos Projectos e Trabalhos Apresentados:

  • consistência e coerência
  • nível de desenvolvimento e detalhe
  • qualidade da apresentação e argumentação

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS

  1. Inovação, Conhecimento e Sociedade.
  2. Gestão de Negócios e Empresas: funções e ferramentas.
  3. Inovação: caracterização e ciclo de vida.
  4. Marketing: função da Gestão e área de Inovação
  5. Marketing: diagnóstico, análise e estratégias
  6. Engenharia e Gestão.
  7. Valorização Económica da Inovação e Conhecimento
  8. Geração de Modelos de Negócio.
  9. Plano de Negócio: desenvolvimento e apresentação

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Doutorado em Inovação pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2005), iniciou a sua formação superior na Faculdade de Engenharia da Universidade do…