Fisiologia Humana

6 ECTs / Semestral / Português

Objetivos e Competências

O conhecimento da Fisiologia Humana é essencial nas diferentes licenciaturas na área das Ciências da Saúde e enquadra-se no contexto pluridisciplinar das licenciaturas em Ciências da Nutrição e Bioengenharia.

O ensino de Fisiologia Humana tem como objetivos gerais:

  • Transmitir aos estudantes terminologia, linguagem e conceitos que constituam a base de conhecimentos das várias áreas da fisiologia;
  • Fornecer aos estudantes os conhecimentos básicos para a compreensão dos mecanismos orgânicos, celulares e subcelulares que estão na base do normal funcionamento dos diferentes aparelhos e sistemas do organismo humano;
  • Compreender a interação dos diferentes aparelhos e sistemas, bem como a sua adaptação a alterações do meio ambiente;
  • Estabelecer as bases para a compreensão das alterações da homeostasia e dos mecanismos e manifestações da doença;
  • Desenvolver a capacidade de estudo e integração de conhecimentos.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de resolução de problemas, pensamento crítico e estudo autónomo e compreendam o funcionamento dos vários aparelhos e sistemas do organismo humano. Além disso, pretende-se incentivar o interesse e a curiosidade pelo conhecimento da Fisiologia Humana.

 

Metodologias de ensino

3 aulas teóricas de 60 minutos cada por semana (total: 39).
1 aula teórico-prática de 60 minutos por semana (total: 13).

A comunicação professor-estudante e a disponibilização de material de estudo serão efectuadas através da Plataforma Blackboard.

A avaliação é feita em 3 partes: (1) avaliação teórica (T), (2) avaliação teórico-prática (TP) e avaliação complementar (AC). A nota final resultará da aplicação da fórmula (T*0,75)+(TP*0,20)+(AC*0,05).

(1) A avaliação teórica (T) será realizada sob a forma de prova escrita e ponderada em 75% na classificação final. A prova compreende 60 questões distribuídas por dois grupos (40 perguntas de escolha múltipla e 20 de verdadeiro/falso).

(2) A avaliação teórico-prática (TP) será realizada sob a forma de duas avaliações intercalares e ponderada em 20% na classificação final. Cada avaliação intercalar compreende 18 questões de resposta curta.

(3) O contacto com os estudantes nas aulas teórico-práticas será valorizado através de uma avaliação complementar (AC) a decorrer durante as mesmas e será ponderada entre 0 e 1 valor.

Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos com nota igual ou superior a 18 valores terão que realizar prova oral ou optar pela classificação final de 17 valores.

Condições para Obtenção de Frequência: Assiduidade às aulas teórico-práticas de acordo com o Regulamento Académico – os alunos regularmente inscritos não podem exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS

  • Fisiologia celular e do sistema nervoso
    • Funções da célula
    • Membrana plasmática
    • Lípidos e proteínas da membrana
    • Movimento através da membrana plasmática
    • Endocitose e exocitose
    • Sinais elétricos
  • Fisiologia muscular
    • Funções do sistema muscular
    • Características gerais de funcionamento e estrutura do músculo esquelético
    • Modelo do deslizamento dos filamentos
    • Fisiologia das fibras musculares esqueléticas
    • Tipos de contração muscular
    • Fadiga
    • Fontes de energia
    • Fibras lentas e rápidas
    • Fisiologia das fibras musculares cardíacas (propriedades elétricas)
    • Fisiologia das fibras musculares lisas
  • Aparelho circulatório: coração
    • Funções do coração
    • Fluxo do sangue através do coração
    • Ciclo cardíaco
    • Pressão arterial média
    • Regulação do coração
    • Coração e homeostase
  • Aparelho circulatório: circulação e regulação periférica
    • Funções da circulação periférica
    • Características gerais da estrutura dos vasos sanguíneos
    • Dinâmica da circulação sanguínea
    • Fisiologia da circulação sistémica
    • Controlo do fluxo sanguíneo nos tecidos
    • Regulação da pressão arterial média
  • Aparelho circulatório: sangue
    • Funções do sangue
    • Plasma, elementos figurados, hematopoiese e cinética do ferro
    • Policitemia e anemias
    • Hemostase
    • Fibrinólise
    • Grupos sanguíneos
  • Aparelho respiratório
    • Funções do aparelho respiratório
    • Ventilação pulmonar
    • Avaliação da função pulmonar
    • Princípios físicos das trocas gasosas
    • Transporte do oxigénio e de dióxido de carbono no sangue
    • Regulação da ventilação
    • Adaptações da respiração ao exercício físico
  • Aparelho gastrointestinal
    • Funções do aparelho gastrointestinal
    • Regulação do aparelho gastrointestinal
    • Fases da deglutição
    • Peristaltismo e perturbações da motilidade do aparelho gastrointestinal
    • Funções das principais secreções do aparelho gastrointestinal
    • Digestão, absorção e transporte
  • Nutrição, metabolismo e regulação da temperatura
    • Nutrição
    • Metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas
    • Biotransformação das moléculas nutrientes
    • Estados metabólicos
    • Índice metabólico
    • Regulação da temperatura corporal
  • Aparelho urinário, eletrólitos e equilíbrio ácido-base
    • Funções do aparelho urinário
    • Unidade funcional do rim e produção da urina
    • Regulação do volume e concentração da urina
    • Clearance plasmática
    • Regulação da concentração e volume dos líquidos orgânicos
    • Regulação da composição electrolítica do líquido intracelular e extracelular
    • Regulação do equilíbrio ácido-base
  • Integração das funções do sistema nervoso (SN) central e SN autónomo
    • Sensação e controlo dos músculos esqueléticos
    • Funções do tronco cerebral e encéfalo
    • Fisiologia do sistema nervoso autónomo
    • Regulação do sistema nervoso autónomo
    • Generalizações funcionais sobre o sistema nervoso autónomo
  • Organização funcional do sistema endócrino
    • Características gerais do sistema endócrino
    • Estrutura química das hormonas e controlo do débito de secreção
    • Transporte e distribuição no organismo
    • Metabolismo e excreção
    • Interação das hormonas com os tecidos-alvo
    • Classes de recetores hormonais
  • Glândulas endócrinas
    • Funções do sistema endócrino
    • Hipófise e hipotálamo
    • Glândulas tiróide, paratiróides, supra-renais e pâncreas
    • Regulação hormonal dos nutrientes
    • Hormonas da glândula pineal
    • Hormonas do sistema reprodutor, timo e tubo digestivo
  • Fisiologia do osso e aparelho reprodutor
    • Fatores que afetam o crescimento ósseo
    • Remodelação e reparação óssea
    • Homeostasia do cálcio e fosfato
    • Fisiologia da reprodução masculina
    • Fisiologia da reprodução na mulher

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS E PRÁTICAS
Nas aulas teórico-práticas pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de resolver questões relacionadas com o funcionamento dos diferentes aparelhos e sistemas do organismo humano. Pretende-se ainda que os estudantes neste tipo de aulas sejam capazes de fazer a integração e discussão dos conceitos apresentados nas aulas teóricas.