Dissertação de Mestrado

30 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

A dissertação de Mestrado, que representa 50% dos créditos ECTS deste ciclo de estudos, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento das competências de especialização. Muitas das competências expectáveis num Mestre em Biotecnologia e Inovação serão desenvolvidas e consolidadas ao longo desta fase, nomeadamente:

  • Capacidade para aprofundar, desenvolver e aplicar conhecimentos obtidos ao nível da licenciatura, na experiência profissional prévia e na componente curricular do curso; 
  • Capacidade para integrar conhecimentos na resolução de questões complexas, sobretudo no domínio do ramo de especialização;
  • Capacidade para comunicar conclusões, conhecimentos e experiências de forma clara e não ambígua;
  • Capacidade para fomentar uma aprendizagem ao longo da vida, de modo autónomo, sobretudo no domínio do ramo de especialização.

 

Metodologias de ensino

O trabalho será acompanhado pelo(s) supervisor(s) e outros investigadores ou profissionais seniores, no sentido de permitir o desenvolvimento sustentado da investigação. Regularmente, haverá uma avaliação dos avanços, obstáculos e soluções encontrados, através da apresentação de uma súmula do trabalho realizado.

 

Conteúdos

A dissertação de Mestrado poderá corresponder a um estágio de natureza profissional ou a um projeto de investigação científica, objeto de relatório final, original e especialmente realizado para este fim, que se enquadre no ramo de especialização em que o aluno se encontra inscrito.