Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos

5 ECTS / Semestral / Inglês

Objetivos e Competências

Saber quais as fontes de geração de novos processos e/ou produtos, delinear uma pesquisa de mercado e conduzi-la de forma preliminar. Identificar e caracterizar o consumidor-alvo de um produto. Identificar e caracterizar as principais dimensões para a comercialização de um produto.

Ser capaz de planear e realizar trabalho complexo de forma autónoma.

Conhecer e aplicar os principais conceitos de Marketing: Mercados; Valor, satisfação e qualidade; Informação de Marketing; Consumidor: caracterização, Segmentação e Posicionamento; Os quatro P’s; O Planeamento e controle de Marketing.

Compreender o conceito de pesquisa de Mercado e as suas metodologias principais.

Concepção da sequência de operações unitárias necessárias à obtenção do produto.
Planear, conduzir, interpretar resultados e concluir, tendo em consideração o contexto e objectivos do trabalho.

Conhecer os factores de envolvente que influenciam o processo de desenvolvimento de um produto e o seu sucesso no mercado.

 

Metodologias de ensino

Existe uma componente de aulas teóricas em que alguns dos conceitos não adquiridos previamente são introduzidos e desde o início em paralelo os alunos são organizados em grupos e dão início ao processo de desenvolvimento de um novo produto.

Pretende-se que os conteúdos teóricos sejam apresentados tão perto quanto possível da altura em que são aplicados.

São organizados contactos com a Indústria quer para discutir casos quer para apoiar o desenvolvimento do produto.

 

Conteúdos

Introduzir de forma resumida, os principais conceitos de Marketing: Mercados; Valor, satisfação e qualidade; Informação de Marketing; Consumidor: caracterização, Segmentação e Posicionamento; Os quatro P’s; O Planeamento e controle de Marketing.

Introduzir o conceito de pesquisa de Mercado e as suas metodologias principais.

Apresentação e Discussão de Casos de Estudo, com elementos da indústria e visitas.

Acompanhamento do Desenvolvimento de um novo produto ou processo.

Docentes

Professor(a) Auxiliar
Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1984. Doutorada em Ciência e Tecnologia pelo Departamento de Ciência…