Objetivos e Competências
Saber quais as fontes de geração de novos processos e/ou produtos, delinear uma pesquisa de mercado e conduzi-la de forma preliminar. Identificar e caracterizar o consumidor-alvo de um produto. Identificar e caracterizar as principais dimensões para a comercialização de um produto.
Ser capaz de planear e realizar trabalho complexo de forma autónoma.
Conhecer e aplicar os principais conceitos de Marketing: Mercados; Valor, satisfação e qualidade; Informação de Marketing; Consumidor: caracterização, Segmentação e Posicionamento; Os quatro P’s; O Planeamento e controle de Marketing.
Compreender o conceito de pesquisa de Mercado e as suas metodologias principais.
Concepção da sequência de operações unitárias necessárias à obtenção do produto.
Planear, conduzir, interpretar resultados e concluir, tendo em consideração o contexto e objectivos do trabalho.
Conhecer os factores de envolvente que influenciam o processo de desenvolvimento de um produto e o seu sucesso no mercado.
Metodologias de ensino
Existe uma componente de aulas teóricas em que alguns dos conceitos não adquiridos previamente são introduzidos e desde o início em paralelo os alunos são organizados em grupos e dão início ao processo de desenvolvimento de um novo produto.
Pretende-se que os conteúdos teóricos sejam apresentados tão perto quanto possível da altura em que são aplicados.
São organizados contactos com a Indústria quer para discutir casos quer para apoiar o desenvolvimento do produto.
Conteúdos
Introduzir de forma resumida, os principais conceitos de Marketing: Mercados; Valor, satisfação e qualidade; Informação de Marketing; Consumidor: caracterização, Segmentação e Posicionamento; Os quatro P’s; O Planeamento e controle de Marketing.
Introduzir o conceito de pesquisa de Mercado e as suas metodologias principais.
Apresentação e Discussão de Casos de Estudo, com elementos da indústria e visitas.
Acompanhamento do Desenvolvimento de um novo produto ou processo.