Anatomia Humana

6 ECTs / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Na Unidade Curricular de Anatomia Humana pretende-se que os alunos aprendam a terminologia anatómica geral e a nomenclatura das regiões em que se subdivide o corpo humano (Nomina Anatómica). O objetivo central desta disciplina é o estudo dos diversos aparelhos, nomeadamente o locomotor, cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário, genital masculino, genital feminino, das glândulas endócrinas, do sistema nervoso central e periférico e dos órgãos dos sentidos.
Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades de observação e estudo autónomo, adquiram as bases do método descritivo e que integrem os conhecimentos morfológicos com noções de anatomia funcional. Além disso, pretende-se incentivar o gosto e a curiosidade por esta temática.

 

Metodologias de ensino

3 aulas teóricas de 60 minutos cada por semana (total: 39).
1 aula teórico-prática de 60 minutos por semana (total: 13).

A comunicação professor-aluno e a disponibilização de material de estudo serão feitas através da Plataforma Blackboard.

A avaliação é feita em 3 partes: (1) avaliação teórica (T), (2) avaliação teórico-prática (TP) e avaliação complementar (AC). A nota final resultará da aplicação da fórmula (T*0,75)+(TP*0,20)+(AC*0,05).

(1) A avaliação teórica (T) será realizada sob a forma de prova escrita e ponderada em 75% na classificação final. A prova compreende 60 questões distribuídas por dois grupos (40 perguntas de escolha múltipla e 20 de verdadeiro/falso).

(2) A avaliação teórico-prática (TP) será realizada sob a forma de duas avaliações intercalares e ponderada em 20% na classificação final. Cada avaliação intercalar compreende a identificação de 30 estruturas em modelos anatómicos.

(3) O contacto com os estudantes nas aulas teórico-práticas será valorizado através de uma avaliação complementar (AC) a decorrer durante as mesmas e será ponderada entre 0 e 1 valor.

Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos com nota igual ou superior a 18 valores terão que realizar prova oral ou optar pela classificação final de 17 valores.

Condições para Obtenção de Frequência: Assiduidade às aulas teórico-práticas de acordo com o Regulamento Académico – os alunos regularmente inscritos não podem exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS
Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Terminologia anatómica.
Embriologia geral/Generalidades sobre desenvolvimento.
Introdução ao estudo da Osteologia.
Crânio ósseo. Face óssea. Coluna vertebral. Tórax ósseo. Esqueleto apendicular.
Introdução ao estudo da Artrologia. Classificação das articulações.
Articulação temporo-mandibular. Articulações da cabeça, da coluna e do tórax.
Descrição das principais articulações dos membros.
Introdução ao estudo da Miologia.
Músculos da cabeça, do pescoço e do tórax.
Músculos do abdómen, da pelve e do períneo.
Músculos dos membros.
Introdução ao estudo dos Sistemas Circulatórios.
Coração e pericárdio.
Organização geral do sistema arterial. Artéria pulmonar e seus ramos. Artéria aorta e seus ramos.
Ramos do arco aórtico. Sistema carotídeo. Artérias dos membros.
Organização geral do sistema venoso. Veia cava inferior, superior e suas tributárias.
Organização geral do sistema linfático. Estruturas envolvidas na imunidade.
Introdução ao estudo do Sistema Nervoso.
Medula espinhal. Tronco cerebral. Cerebelo. Diencéfalo. Telencéfalo.
Estruturas envolvidas no controlo da motilidade e na recepção e manipulação da informação sobre o meio interno e o ambiente exterior.
Sistema Nervoso Autónomo.
Meninges. Liquido céfalo-raquidiano. Sistema ventricular. Irrigação do SNC.
Introdução ao estudo da Esplancnologia.
Organização geral do Aparelho Respiratório.
Nariz, fossas nasais e seios paranasais. Mucosa olfactiva. Via olfactiva.
Laringe e traqueia. Brônquios e pulmões. Tórax e cavidades pleurais.
Aparelho Urinário.
Aparelho Genital Masculino.
Aparelho Genital Feminino. Mama e glândula mamária.
Organização geral do Aparelho Digestivo.
Boca, língua e glândulas salivares. Via gustativa.
Aparelho da mastigação. Faringe.
Esófago. Estômago. Intestino delgado.
Cólon. Recto e canal anal.
Fígado e vias biliares. Pâncreas. Baço.
Irrigação arterial das vísceras abdominais e pélvicas.
Drenagem venosa e linfática das vísceras abdominais e pélvicas. Sistema porta hepático.
Inervação do aparelho digestivo.
Peritoneu e cavidade peritoneal.
Organizações estruturais com acção endócrina e/ou parácrina.

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS E PRÁTICAS
Identificação, interpretação e descrição de elementos anatómicos do corpo humano de um modo organizado e completo, tendo como objeto de estudo imagens em diapositivos, modelos anatómicos e/ou peças cadavéricas. Pretende-se ainda que os alunos neste tipo de aulas sejam capazes de fazer a integração e discussão dos conceitos apresentados nas aulas teóricas.