Objetivos e Competências
- Compreender os princípios e métodos da avaliação sensorial e as principais diferenças de outros métodos de análise e investigação aplicada aos produtos alimentares.
- Compreender como as interações entre o ambiente de teste e fatores extrínsecos ao produto podem afetar a perceção e avaliação dos provadores/consumidores e consequentemente os resultados da avaliação sensorial.
- Familiarizar os participantes com a teoria, prática (condução e realização) e análise de resultados dos métodos de avaliação usados na análise sensorial e nos estudos de consumidor: testes de diferenças, técnicas exploratórias qualitativas, análise descritiva.
- Explorar a aplicação da avaliação sensorial no controle da qualidade e desenvolvimento de novos produtos.
- Explorar a adoção de novos produtos pelos consumidores
Metodologias de ensino
Aulas teóricas, praticas (laboratoriais) e tutoriais
Conteúdos programáticos
- Introdução à avaliação sensorial – desenvolvimento histórico, princípios e práticas
- Sentidos e perceção sensorial. Fatores fisiológicos e psicológicos que afetam a perceção sensorial.
- Preparação e condução de testes sensoriais. Painéis sensoriais, seleção e treino de provadores.
- Explorar a perceção, preferência e aceitação:
- Ensaios de discriminação (global e por atributos)
- Técnicas qualitativas
- Técnicas descritivas e de perfil sensorial
- Técnicas temporais
- Ensaios de preferência e aceitação
- Aplicação da avaliação sensorial no controlo de qualidade
- Aplicação da avaliação sensorial e estudos de consumidor no desenvolvimento de novos produtos.
- Introdução de produto alimentares no mercado. Insucesso, vetores e barreiras à adoção de novos produtos pelos consumidores. Dinâmica das respostas hedónicas dos consumidores