A Escola Superior de Biotecnologia tem apostado na criação e desenvolvimento de parcerias com a indústria e outras organizações a nível nacional e internacional, sendo esta uma via privilegiada para fortalecer a transferência de conhecimento e tecnologia e de manter o diálogo com o mundo profissional. O resultado dessa aposta é visível e transparece em múltiplas formas de colaboração entre a ESB e diversas empresas, sempre mediadas pelos nossos estudantes dos vários níveis académicos (licenciatura, mestrado, doutoramento). Abaixo descrevem-se alguns exemplos que justificam o bom reconhecimento dos diplomados da ESB no mercado de trabalho.

Teses em contexto profissional - Beneficiando da vasta gama de parcerias nacionais e internacionais, os alunos de Mestrado são colocados em empresas ou noutras organizações durante um ou dois semestres, onde efetuam o seu trabalho de tese e têm oportunidade de desenvolver competências técnicas e transversais diversas e sempre muito enriquecedoras para o seu futuro profissional.

Programa de Mentorado por Profissionais - Durante o curso cada estudante pode beneficiar do acompanhamento por um mentor, sempre um antigo aluno da ESB, que, com a sua experiência pessoal e empresarial, oferece uma oportunidade única para refletir e orientar o progresso académico e otimizar perspetivas de carreira.

Unidades curriculares que decorrem em parceria com empresas são por exemplo, Projeto, que pode ser efetuado em tipologia de estágio, ou DCPCP (Desenvolvimento de Competências Profissionais em Contexto Empresarial), que se baseia no contacto direto dos estudantes com diferentes setores dentro de uma organização, oferecendo uma visão mais próxima do que é o mercado de trabalho.

Estágios extracurriculares - Todos os estudantes são incentivados a efetuar estágios que os preparam para além da componente curricular, fomentando competências transversais essenciais. Estes estágios são promovidos pelo Gabinete de Estudantes e Empregabilidade e são devidamente reconhecidos através de certificados.

Estamos disponíveis para identificar em conjunto a melhor forma de colaboração. Para o efeito poderá entrar em contacto connosco através do email dos Serviços Científicos – scientificos.esb@ucp.pt ou pelo telefone +351 225580061.

 

Algumas das entidades com quem a ESB tem desenvolvido projetos e parcerias nos últimos anos:

A Poveira
Adega de Favaios
ADP
Adventech
ADVID
Aguas do Norte
ALITEC
Allmicroalgae
Amorim
amyris
anil
aquitex
Associação Portuguesa Kiwicultores
Associação Portuguesa Nutrição
bbraun
bel
blc3
bracing
briosa
Cantinho das Aromáticas
cecolab
Centro Hospitalar de Tras os Montes e Alto Douro
Centro Hospitalar e Universitário de São João
cerealis
cincork
CoLab Vines Wines
colab4food
Conservas Portugal Norte
continente
coopval
cotec
CUF
Delta
etsa
eurest
evra
fenalac
ferbar
fipa
foodintech
forestis
frulact
frutus
fruut
germen
Health Cluster Portugal
inovapotek
IPO Porto
leca
lenitudes
lipor
lusoinfo
Mendes Gonçalves
Mycology Research Laboratories
neoturf
nextgenchem
nova sterilis
Paço de Calheiros
patentree
Pipe Master
Portugal Foods
primor
RAR
Real Companhia Velha
riopele
ruris
SenseTest
soalheiro
sogrape
Soja de Portugal
sonae
stemmatters
stratia
superbock
tenco
terraprima
The Fladgate Partnership
uls
Vale da Rosa
Vieira
Vila das Rainhas
Vinho Verde
wedotech