Pós-Graduação em Design Circular e Sustentável da Água - Ramo Inovação Alimentar

Inovação Alimentar | Atribuição de 10 Bolsas de Estudo

Apresentação

A Escola Superior de Biotecnologia é parceira fundadora da Blue Design Alliance (BDA) que desenvolveu o Diploma de Pós-Graduação em Design Circular e Sustentável de Água. A PG em Design Circular e Sustentável da Água (DCSA) tem 45 ECTS e está estruturada em torno de 4 macro áreas (ramos): Design, Marketing & Gestão de Recursos Hídricos; Cultura e Literacia da Água; Logística, Transporte Marítimo & Construção Naval e Saúde & Bem-estar: Turismo, Desporto & Biotecnologia - cada uma da responsabilidade de cada IES, parceira da BDA (Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB.UCP), e abrangendo sub-áreas de formação específicas.

A ESB é responsável pela área da Biotecnologia Alimentar, oferecendo o ramo designado por Inovação Alimentar, orientado para a Inovação associada à economia azul e à valorização dos recursos do mar e da água. O diploma da PG em DCSA é atribuído em conjunto pelas quatro instituições que integram a Blue Design Alliance.

O Programa de Pós-Graduação que se propõe em Inovação Alimentar visa atuar como suporte à especialização dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na Inovação Alimentar incluindo o desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, a Distribuição e a Gestão, de forma a contribuir para a consolidação e melhoria de exercício das empresas da cadeia de valor do sector alimentar, associado à exploração dos recursos marinhos e fluviais, orientado portanto para a Inovação associada à economia azul.

Pretende-se a oferta de uma formação sólida, integrada e atualizada em áreas estratégicas como marketing, comportamento do consumidor, inteligência emocional, desenvolvimento de novos produtos, ingredientes emergentes, nutrição, gestão da inovação, logística da cadeia alimentar e sustentabilidade, com o objetivo maior de continuar a preparar profissionais para desenvolver atividades nos mais diversos mercados nacionais e internacionais de indústria, consultoria, investigação entre outros. Este desenvolvimento de competências essenciais garante um nível de conhecimento científico e tecnológico cada vez mais qualificado e fundamentado para lidar com os desafios constantes e emergentes, um atributo essencial e diferenciador no cenário competitivo do século XXI. Uma especialização profissional em Inovação Alimentar, com ênfase nos Recursos Marinhos e Fluviais é uma oportunidade diferenciadora de poder contribuir ativamente para a estratégia de sucesso e competitividade de uma empresa da cadeia de valores do setor alimentar.

Sobre o projeto Blue Design Alliance, podem ser consultadas informações adicionais aqui. Sobre a Pós-graduação em Design Circular Sustentável da Água, podem ser consultadas informações adicionais aqui.

 

Trabalho final

O curso culmina com a elaboração de um trabalho final (10 ECTS) que visa contribuir para a consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, enquanto proporciona aos participantes a oportunidade de integrar os diversos conceitos e de os transferir para uma situação real.

 

Seminários

Serão realizados seminários sobre temas relevantes e atuais no domínio da inovação alimentar, proferidos por especialistas da área. Estes seminários poderão estar abertos à participação de outros profissionais do sector.

 

Financiamento

A presente Pós-graduação em Design Circular e Sustentável da água – Ramo Inovação Alimentar é financiada pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para 2021-2026 (investimento RE-C06-i03).

PRR-2

 

Destinatários

Tratando-se de formação avançada, este curso tem como destinatários quadros com formação superior, nas áreas de Ciências ou Engenharia*, que pretendam desenvolver as suas competências profissionais através da aquisição de novos conhecimentos, práticas e contactos com outras realidades empresariais.
*Poderão ser admitidos candidatos com outra formação académica, quando o perfil profissional assim o justifique.

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação visa atuar como suporte à especialização dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na Inovação Alimentar incluindo o desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, a Distribuição e a Gestão, de forma a contribuir para a consolidação e melhoria de exercício das empresas do sector alimentar, associado à exploração dos recursos marinhos e fluviais.

  • Identificar os fatores alimentares que condicionam o estado de saúde e que afetam a indústria agroalimentar de hoje;
  • Tomar decisões relativamente à formulação de produtos alimentares de acordo com o impacto dos seus constituintes na saúde humana;
  • Liderar e executar de forma eficaz o desenvolvimento de novos produtos alimentares, ao nível de gestão de inovação, suportados por componentes científicos, técnicos, legais e experimentais;
  • Identificar estratégias e implementar metodologias ou processos para melhorar produtos tradicionais de origem marinha e fluvial com o intuito de melhorar o estado de saúde do consumidor;
  • Propor a estratégia regulamentar, educacional e de marketing a implementar, capaz de "ligar produção, nutrição e saúde" com base na ciência;
  • Comunicar de uma maneira eficaz esta informação às equipas de marketing, para melhor gerir os processos de desenvolvimento e comercialização destes novos produtos;
  • Refletir sobre a adequabilidade dos sistemas de produção, distribuição e comercialização da empresa, identificando possibilidades de os tornar mais inovadores e adaptados ao contexto nacional/internacional onde se inserem.

 

Corpo docente

Nas sessões das diferentes unidades curriculares colaboram docentes, investigadores e outros colaboradores da Escola Superior de Biotecnologia e de outras Universidades nacionais e internacionais. A lecionação contará também com a colaboração de quadros especialistas de empresas e Instituições ligadas ao sector alimentar e da água, envolvendo parceiros empresariais da Blue Design Alliance. Algumas sessões poderão ser lecionadas em inglês.

 

Calendário

O Programa de Pós-Graduação é constituído por 13 unidades curriculares que integram sessões teóricas e de orientação tutorial (até 50% desta componente pode ser à distância), práticas, visitas de estudo, seminários avançados proferidos por especialistas de reconhecido mérito, análise de casos de estudo e pela elaboração de um trabalho final.

As sessões decorrerão às sextas-feiras das 14h30 às 18h30 e aos sábados das 9h00 às 13h00 (pontualmente poderão também ser marcadas algumas sessões às sextas-feiras de manhã ou sábados de tarde).

A estrutura do plano de estudos possibilita a frequência de unidades curriculares e/ou de temáticas independentes a todos os que pretendam atualizar/aprofundar os seus conhecimentos em domínios específicos. Por cada ação que o formando complete com sucesso será emitido um certificado e, sempre que se justifique, créditos ECTS.

Aos formandos que pretendam desenvolver as suas competências de investigação é ainda aberta a possibilidade de prosseguir os seus estudos para Mestrado.

 

Coordenação

Coordenador Científico:

Coordenador Executivo

Comissão de Coordenação:

  • Professora Doutora Ana Maria Gomes
  • Professora Doutora Conceição Hogg
  • Professor Doutor Tim Hogg
  • Professor Doutor Eduardo Cardoso
  • Doutora Maria João Monteiro

Contactos

B. Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327
4169-005 Porto
E-mail: biotecnologia@ucp.pt
Tel: 22 558 0000
Telemóvel/WhatsApp/Signal/Telegram: 93 201 1541
Youtube: www.youtube.com/biotecnacatolica
Facebook: www.facebook.com/catolicaportobiotecnologia
Instagram: www.instagram.com/catolica.porto.biotecnologia/
Twitter: www.twitter.com/BiotecCatolica
Linkedin: www.linkedin.com/school/esb-ucp