De 3 a 6 de setembro, membros do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Investigação em Bioativos e Bioprodutos no 4.º BioIberoamérica | Congresso Ibero-Americano de Biotecnologia, realizado em Monterrey, México. Este prestigiado evento reuniu investigadores de destaque para discutir os avanços na área da saúde, soluções para as alterações climáticas, inovações biotecnológicas e sistemas agrifood mais sustentáveis. O investigador Ricardo Gomez-Garcia teve um papel de relevo neste congresso, integrando o comité científico e o comité de organização.
Os investigadores do CBQF realizam uma série de apresentações orais inovadoras que destacaram alguns dos projetos de investigação em curso, e que representam a dedicação do grupo de Bioativos e Bioprodutos na promoção de sistemas produtivos mais sustentáveis através da inovação científica.
- Fluxos Laterais de Ananás para Zero Desperdício: Superando Barreiras na Primeira Escala (Projeto Pep4Fish), por Débora Campos.
- Desvendando o Potencial Bioativo das Biomassas de Microalgas Através do Desenvolvimento de um Modelo de Processamento Integrativo, por Ricardo Gómez García.
- Desbloquear o Potencial dos Resíduos de Microalgas: Substratos Novos para Fermentação Sólida Fúngica em Direção ao Desenvolvimento de Compostos Funcionais e Bioativos, por Israel Bautista Hernández.
- Atividade Antimicrobiana de Óleos Essenciais Potenciais para Substituir o Sorbato de Potássio em Preparações de Frutas, por Adma Melo.
- Isotiocianato de Fenetila a partir de Subprodutos de Nabo: Uma Nova Extração Ecológica e Seus Potenciais Benefícios para a Saúde, por Sofia Sousa.
- Subprodutos como Fontes de Compostos Fenólicos para Têxteis Funcionais, por Tiago Afonso.