Flores e o seu perfume: prefere com ou sem?

Quarta-feira, Maio 11, 2022 - 11:49
Alfazema

Quando se recebem flores existe o hábito de as cheirar. As flores são a fonte mais comum de óleos essenciais usados na perfumaria. Estes compostos são produzidos pela planta para atrair insetos polinizadores e como proteção contra herbívoros e infeções.

Entres as flores mais perfumadas destacam-se a alfazema, jasmins, junquilhos, gerânios e flores de citrinos. Contudo também existem inúmeras flores sem fragrância.

Um inquérito efetuado a consumidores de flores para jarra na região do Porto revelou que um dos principais critérios de seleção era terem perfume. Curiosamente as floristas preferem flores sem fragrância, já que o perfume intenso acaba por saturar o ambiente da loja.

O melhoramento de plantas procura frequentemente desenvolver variedades com fragrância, mas a escolha final revela-se afinal uma questão muito pessoal.

Nota: Este texto integra uma rubrica informativa da autoria de docentes e investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e não representa necessariamente a opinião da instituição.