A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) promoveu o workshop “Proteção e Valorização de Tecnologia”, no âmbito do projeto Deeptech Transfer, onde foram abordadas questões fundamentais para os investigadores que desenvolvem conhecimento com potencial de aplicação, desde as boas práticas associadas à proteção por patente até à valorização e transferência de tecnologia.
Anabela Carvalho, Agente Oficial da Propriedade Industrial da Patentree, falou sobre os principais aspetos a ter em conta quando se pretende proteger uma tecnologia através de patente, destacando os principais pontos que os investigadores devem considerar ao longo do processo.
A sessão chamou também a atenção para a importância de reconhecer desde cedo o potencial de inovação nos resultados de investigação.
A experiência concreta de Alexandre Barros, CEO da Hydrumedical, permitiu conhecer outro lado deste percurso, partilhando a sua experiência de vários anos no desenvolvimento e patente de um stent ureteral 100% biodegradável.
Lembrou ainda o caminho que conduziu à criação da empresa, destacando os desafios associados ao desenvolvimento e proteção de uma tecnologia e à passagem da investigação para uma realidade empresarial.
Desafios da Inteligência Artificial
O programa incluiu ainda uma mesa-redonda, moderada por João Cortez, do Research and Innovation Office (RIO) da Universidade Católica Portuguesa, onde foram discutidos diferentes temas relacionados com as áreas da valorização e inovação e a importância destes processos na evolução da academia.
A Inteligência Artificial esteve entre os assuntos abordados, juntamente com boas práticas e os desafios que a utilização destas ferramentas coloca atualmente aos investigadores.
A iniciativa reforçou a importância de uma cultura de valorização da inovação, em que os investigadores estejam atentos ao potencial dos resultados que produzem e conheçam os mecanismos que permitem protegê-los e valorizá-los.