10 razões para escolher um Mestrado na ESB

Porquê escolher a ESB da Católica para fazer um Mestrado?

São muitas e boas as razões para escolher a ESB - conheça aqui algumas delas!


EXCELÊNCIA NO ENSINO

Com um corpo docente altamente qualificado, os estudantes estão imersos num ambiente científico-tecnológico moderno, voltado para o futuro e de elevado rigor pedagógico onde colaboram diversos especialistas de topo nas suas áreas. Além disso a Escola Superior de Biotecnologia usufrui de cerca de 40 redes nacionais e internacionais de ensino e investigação que envolvem centenas de instituições de renome. 

Aula em Laboratório

SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO

Aqui aprende-se planeando, experimentando e fazendo. Nas diferentes disciplinas as aulas teóricas, de orientação tutorial e de prática laboratorial entrecruzam-se numa dinâmica estimulante que motiva e conduz os estudantes a aprender e resolver problemas. A proximidade e atenção personalizadas na relação professor/estudante fazem com que na Escola Superior de Biotecnologia se aprenda com prazer. 

Situação em Laboratório

 

Paulo Nova

Mestrado em Biotecnologia e Inovação
    

"A multisdiplinaridade deste mestrado [...] constitui uma experiência propícia ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas."

 

 

 


CRESCIMENTO PESSOAL E SABER INTEGRAL

A Escola Superior de Biotecnologia oferece um ambiente académico e abordagens de ensino que estimulam o desenvolvimento integral e cultural. O trabalho em equipa, a comunicação oral e escrita para públicos com diferentes formações, ou a reflexão crítica sobre aspetos organizacionais e de recursos humanos de empresas são vertentes formativas que, embora, não técnicas, os estudantes são convidados a explorar. Este contexto multifacetado estimula uma formação personalizada e diferenciadora, geradora de perfis singulares e de grande valia em contextos profissionais. 

Estudantes em Situação com a Natureza

INVESTIGAÇÃO DE REFERÊNCIA

A Escola Superior de Biotecnologia inclui um centro de investigação, cuja excelência em diversas áreas das Ciência da Vida e Engenharia é reconhecida a nível nacional e internacional, perfil que em 2004 permitiu a sua categorização como Laboratório Associado – o CBQF. A nossa Investigação caracteriza-se pela atenção que presta ao meio envolvente, sejam o tecido empresarial, a sociedade ou o ensino. Para os estudantes de Mestrado a possibilidade de vivenciar esta realidade, muitas vezes na fronteira dos mais recentes avanços científicos e tecnológicos, é especialmente gratificante e uma mais-valia na sua formação. 

Situação em Laboratório

 

Ana Luísa Silva
Mestrado em Engenharia Biomédica

 

"Uma das experiências mais fantásticas que vivi até ao momento foi a realização do estágio Erasmus na Universidade de Oxford."

 

 

 


PARCERIAS ESTRATÉGICAS

A vasta gama de parcerias nacionais e internacionais da Escola Superior de Biotecnologia com indústrias e outras organizações oferece um contacto privilegiado com diferentes realidades profissionais nomeadamente através de estágios curriculares e estágios de verão, entre outros. A estreita colaboração que a Escola tem vindo a estabelecer com diversas empresas nacionais no âmbito dos seus cursos de Mestrado é um fator de reforço na ligação Universidade-Empresa, potenciando a estreita proximidade entre os estudantes de Mestrado e o mercado de trabalho. 

Assinatura de protocolo

MOBILIDADE INTERNACIONAL

Através de programas de mobilidade internacional, como o programa Erasmus, ou outros, estão disponíveis estágios ou projetos de investigação no estrangeiro, tanto em universidades como no setor empresarial, organizados pelo Serviço de Mobilidade e Relações Internacionais. No âmbito deste programa, muitos estudantes de Mestrado optam por realizar a sua dissertação numa Universidade ou empresa internacional. Nas suas três décadas de existência, a Escola Superior de Biotecnologia já colocou mais de mil alunos em estágios internacionais.

Estudantes numa Noitada

 

Mário Fontoura
Mestrado em Microbiologia Aplicada

 

"Uma das grandes vantagens em fazer o mestrado em Biotecnologia foi o prestígio e dinâmica científica que se vive em toda esta casa."

 

 

 


UM AMBIENTE MULTIDISCIPLINAR

A Escola Superior de Biotecnologia está integrada no campus Porto da Universidade Católica, que inclui diversas faculdades que promovem a interação aberta e colocam à disposição a sua oferta curricular, para além de oferecer programas transversais estimulantes. Um vasto conjunto de seminários, oficinas temáticas e concursos estudantis oferecem aos estudantes uma vivência salutar da vida académica. Todas as atividades não curriculares, incluindo voluntariado na CASO - CAtólica SOlidária e no Gás África, são reconhecidas em suplemento ao diploma oficial de fim de curso.

Alunos em Traje Académico

EMPREGABILIDADE E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Os diplomados da Escola Superior de Biotecnologia são particularmente bem acolhidos pelo mercado de trabalho, muitos conquistando posições de destaque nas áreas da saúde, ambiente e indústria alimentar. O Serviço de Estudantes e Empregabilidade está disponível desde o início para apoiar a inserção no mercado de trabalho, para além de organizar empregos de networking onde empresas e alunos interagem e discutem oportunidades de carreira. Atualmente os mestres formados na Escola Superior de Biotecnologia trabalham em entidades tão diversificadas como estimulantes, incluindo a Accenture Portugal, a Administração Regional de Saúde do Norte, a Direção Geral de Alimentação e Verterinária, a Equigerminal, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Fair Journey Biologics, a Frulact, a Horeca Solutions Espanha, o Hospital de Santo António, o Instituto Português de Oncologia, a Medimmune, a Pall, a Unicer, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a UNIDO - United Nations For Industrial Development Organization e a Vinhos Borges, entre outras.

Consulta de Nutrição

 

Joana Moreno
Mestrado em Engenharia Alimentar

 

"O mestrado ajudou-me muito no meu percurso profissional [...] Eu optei por estagiar numa empresa [...] No fim propuseram-me ficar lá a trabalhar e lá continuo já há um ano e dois meses."

 

 


PONTO DE PARTIDA PARA O EMPREENDEDORISMO

Porque muitos dos cursos de Mestrado da Escola Superior de Biotecnologia criam apetência para a ligação ao sector empresarial e desenvolvem o gosto pela iniciativa própria, a criação do próprio emprego figura entre as ambições dos diplomados. A incubadora de empresas da Escola Superior de Biotecnologia que fomenta projetos empresariais na área da biotecnologia já desde 1994 é para estes estudantes um forte apoio. A BioSpin permite a criação de negócios em paralelo com a formação académica.

Regar planta

VOLUNTARIADO E ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE

Na Escola Superior de Biotecnologia é fomentado o envolvimento em atividades com a comunidade, o que ajuda a desenvolver capacidades como a organização e a gestão do tempo. Através da UDIP (Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa), é oferecido um conjunto de experiências de desenvolvimento pessoal diferenciadoras, incluindo a oportunidade de integrar as dinâmicas de voluntariado existentes na Universidade. 

Ciência com Comida

 

Mariana Lima
Mestrado em Engenharia Alimentar

 

"Há parcerias com muitas empresas a nível nacional e internacional... Ficamos mais por dentro do que se está a passar na indústria, o que é uma grande vantagem."

 

Testemunho

Paulo Nova

Paulo Nova

A multisdiplinaridade deste mestrado, com matérias lecionadas de forma organizada e aliciante, constituem uma experiência propícia ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas que com certeza ajudarão a destacar-me no mercado de trabalho.