Press News & Events

Manuela Pintado e Vasco Esteves: Os insetos na alimentação

Segunda-feira, Outubro 30, 2023 - 18:16
Publicação
Público

Artigo de opinião por Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e professora da Escola Superior de Biotecnologia, e Vasco Esteves, vice-presidente da Portugal Insect.

Consumir insetos pode parecer estranho, mas é uma prática comum em muitas partes do mundo, onde cerca de dois mil milhões de pessoas já os incluem na dieta diária.

No Dia Mundial do Inseto Comestível, que se celebrou a 23 de outubro, colocamos em destaque a relevância dos insetos como fonte alimentar sustentável e nutritiva. Consumir insetos pode parecer estranho, mas é uma prática comum em muitas partes do mundo, onde cerca de dois mil milhões de pessoas já os incluem na dieta diária. Esta escolha não é apenas cultural, mas também nutricional e ecológica. Os insetos são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, sendo uma alternativa mais sustentável do que a criação convencional de animais para alimentação.

Em Portugal já há vários projetos de investigação que procuram desenvolver novos ingredientes mais purificados a partir do inseto (proteína purificada, lípidos e a quitosana) e que sejam ingredientes de maior aceitabilidade pelo consumidor, mas também de maior valor económico.

Leia o artigo completo aqui.