Pós-Graduação em Nutrição Pediátrica

Programa Modular

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327

4169-005 Porto

E-mail: esb@porto.ucp.pt

Tel: 22 558 0000

Mais Informação

Área de Estudo

Alimentar

Regime

Part-time

ECTS

45

Duração

12 Meses

Brochura 

NOTA: Devido à pandemia esta Pós-Graduação vai funcionar em regime misto: presencial (com garantia de distanciamento individual) e online numa plataforma digital.
Todas as aulas presenciais serão sempre também difundidas online (em emissões síncronas).

Apresentação

Numa sociedade que valoriza cada vez mais as suas crianças e adolescentes, tem havido uma preocupação crescente com a alimentação das crianças não só para assegurar um ótimo crescimento e desenvolvimento, mas também para prevenir o aparecimento de doenças crónicas. 

A obesidade infantil é uma patologia sobejamente conhecida, mas entre as crianças é já possível observar prevalências alarmantes de insulinorresistência, hipertensão arterial ou hipercolesterolemia, não obstante as dificuldades e discrepâncias no estabelecimento de pontos de corte em idade pediátrica. Esta preocupação com a alimentação em idades precoces vai ainda mais longe, sabendo-se hoje que o acesso aos nutrientes no ambiente intrauterino modela desde logo a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças crónicas na idade adulta.

Existem, por isso, muitas motivações para se conhecer quais os efeitos da alimentação e da nutrição na gravidez e em idade pediátrica.

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, assume-se como Instituição de referência no panorama nacional e internacional na área alimentar. Na sua procura incessante de satisfazer reconhecidas necessidades e orientações neste setor e subsetores afins, foi lançada em 2015/2016 a 1.ª Edição da Pós-Graduação em Nutrição Pediátrica: da conceção à adolescência, que tem decorrido anualmente desde então. 

O programa modular do curso procura desenvolver competências que permitam o enquadramento dos conhecimentos científicos fundamentais no exercício profissional especializado, numa sociedade que valoriza cada vez mais as crianças e os adolescentes, servindo-se para tal, da formação científica dos formadores e da experiência enquanto profissionais em atividade no setor.

Aos formandos que pretendam desenvolver as suas competências de investigação é ainda aberta a possibilidade de prosseguir os seus estudos para Mestrado.

Os participantes podem escolher acompanhar as aulas através de plataforma online ou estar presencialmente na sala de aula (ou uma mistura das duas opções). 

Todos os participantes que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para o Mestrado respetivo. Esta pós-graduações permite posteriormente uma transição imediata para o Mestrado em Biotecnologia e Inovação – só o trabalho de tese (o equivalente a um ano de trabalho) distingue a pós-graduação do mestrado. 

Para conhecer mais detalhes é aconselhável a realização de uma reunião online com a coordenação da pós-graduação: pode agendar-se em https://catolicabiotecnologia.as.me/schedule.php.

A frequência da pós-graduação é condicionada à conclusão de uma licenciatura. Na ausência deste grau os participantes recebem um diploma de especialização e não de pós-graduação.

 

Corpo Docente

Nas sessões das diferentes unidades curriculares colaboram docentes, investigadores e outros colaboradores da Escola Superior de Biotecnologia e de outras Universidades nacionais e internacionais. A lecionação contará também com a colaboração de quadros especialistas de empresas e de Instituições ligadas às áreas da Alimentação e Nutrição e da Pediatria.

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327

4169-005 Porto

E-mail: esb@porto.ucp.pt

Tel: 22 558 0000