Pós-Graduação em Inovação Alimentar

Programa adaptado às novas exigências do mercado

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327

4169-005 Porto

E-mail: esb@porto.ucp.pt

Tel: 22 558 0000

Mais Informação

Área de Estudo

Alimentar

Regime

Pós-Laboral

ECTS

45

Duração

12 Meses

Brochura 

NOTA: Devido à pandemia esta Pós-Graduação vai funcionar em regime misto: presencial (com garantia de distanciamento individual) e online numa plataforma digital.
Todas as aulas presenciais serão sempre também difundidas online (em emissões síncronas).

Apresentação

Pensar Inovação Alimentar hoje, é pensar nas transformações e novos desafios que o sector agroalimentar atravessa; é pensar nas alterações tecnológicas, comerciais e organizacionais emergentes e suas implicações; é compreender as estratégias de mercado e como implementá-las e a regulamentação que rege este sector; é perceber a importância da responsabilidade social e as oportunidades de diferenciação que esta acarreta dentro das organizações; é dominar os fatores que influenciam a escolha de alimentos saudáveis e sustentáveis de modo a satisfazer os requisitos e exigências estabelecidas pelo consumidor atual.

A correlação bem estabelecida entre alimento e saúde, concertada com um profundo conhecimento da qualidade e segurança alimentar, constitui uma oportunidade única de inovação e diferenciação para a indústria agroalimentar permitindo o desenvolvimento de novos ingredientes, alimentos nutricionalmente mais equilibrados e sustentáveis, embalagens com novas funcionalidades e muitas outras soluções que têm a saúde e bem-estar como eixo comum.

Da conceção à produção, não descurando a distribuição e comercialização de novos alimentos, é necessária uma qualificação total da indústria que pressupõe, entre outras medidas, um permanente aumento das competências dos profissionais, através da formação contínua, especializada e atualizada. Este desenvolvimento de competências essenciais garante um nível de conhecimento científico e tecnológico cada vez mais qualificado e fundamentado para lidar com os desafios constantes e emergentes e gera valor para o cliente, um atributo essencial e diferenciador no cenário competitivo do século XXI. Uma especialização profissional em Inovação Alimentar é uma oportunidade diferenciadora de poder contribuir ativamente para a estratégia de sucesso e competitividade de uma empresa.

A Escola Superior de Biotecnologia, na sua procura incessante de satisfazer reconhecidas necessidades e orientações do sector Agroalimentar, tem uma Pós-Graduação em Inovação Alimentar.

Com um programa devidamente adaptado às novas exigências do mercado, esta Pós-Graduação prossegue a oferta de uma formação sólida e integrada em áreas estratégicas como marketing, comportamento do consumidor, inteligência emocional, desenvolvimento de novos produtos, ingredientes emergentes, nutrição, gestão da inovação agroalimentar, logística da cadeia alimentar e sustentabilidade, com o objetivo maior de continuar a preparar profissionais para desenvolver atividades nos mais diversos mercados nacionais e internacionais de indústria, consultoria, investigação entre outros.

Os participantes podem escolher acompanhar as aulas através de plataforma online ou estar presencialmente na sala de aula (ou uma mistura das duas opções). 

Todos os participantes que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para o Mestrado respetivo. Esta pós-graduações permite posteriormente uma transição imediata para o Mestrado em Biotecnologia e Inovação – só o trabalho de tese (o equivalente a um ano de trabalho) distingue a pós-graduação do mestrado. 

Para conhecer mais detalhes é aconselhável a realização de uma reunião online com a coordenação da pós-graduação: pode agendar-se em https://catolicabiotecnologia.as.me/schedule.php.

A frequência da pós-graduação é condicionada à conclusão de uma licenciatura. Na ausência deste grau os participantes recebem um diploma de especialização e não de pós-graduação.

 

Corpo Docente

Nas sessões das diferentes unidades curriculares colaboram docentes, investigadores e outros colaboradores da Escola Superior de Biotecnologia e de outras Universidades nacionais e internacionais. A lecionação contará também com a colaboração de quadros especialistas de empresas e Instituições ligadas ao sector alimentar. Algumas sessões poderão ser lecionadas em inglês. 

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327

4169-005 Porto

E-mail: esb@porto.ucp.pt

Tel: 22 558 0000