Pós-Graduação em Ciência de Dados em Biomedicina

Comece na recolha de dados clínicos e termine com a app à venda

Queremos falar consigo!

E-mail: perguntas.esb@ucp.pt

Tel: 932 011 541 (chamadas, sms, WhatsApp, Telegram, Signal)

Agende connosco uma reunião online​

Mais Informação

6 meses (outubro a março do ano seguinte)

Brochura

Apresentação

Esta é uma pós-graduação para o séc. XXI: rápida, intensa, focada no digital – e pensada para quem quer tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados.

O trabalho começa com a aquisição de dados em ambiente laboratorial. Seguem-se etapas de criação de bases de dados, análise e tratamento de dados, aplicação de técnicas de apoio à decisão em biomedicina e desenvolvimento de interfaces utilizador-máquina. O resultado final pode ser um software novo, com design próprio, validado e funcional.

No final desta pós-graduação os participantes estarão habilitados a:

• Utilizar sistemas de aquisição de dados biomédicos em ambiente laboratorial
  • Criar sistemas de fluxo de dados deste a aquisição, criação/cura de uma base de dados, tratamento, processamento e análise de dados
  • Utilizar ferramentas para extração, pré-processamento e exploração de biosinais
  • Criar modelos descritivos e preditivos de sistemas biomédicos
  • Adquirir noções de programação em Python, R, Matlab® ou C/C++

Áreas de Estudo
O programa curricular permite obter conhecimentos sólidos em algoritmia, biologia computacional, técnicas analíticas de apoio ao diagnóstico, interfaces e biossensores, técnicas de aquisição e instrumentação, digitalização de informação, tratamento e construção de bases de dados, modelação, processamento e análise digital de sinal, técnicas de aprendizagem computacional (machine learning) e criação de interfaces utilizador/máquina.

Funcionamento

A pós-graduação tem uma duração de aproximadamente 6 meses e será ministrada em regime presencial com possibilidade de sessões online (até um máximo de 50% da carga horária) em plataforma digital. As sessões presenciais decorrerão às sextas‐feiras das 14h30 às 18h30 e sábados das 9h00 às 13h00 (8 horas/semana) nas instalações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
Pontualmente poderão também ser marcadas algumas sessões às sextas-feiras de manhã ou sábados de tarde. A pós-graduação é constituída por 11 disciplinas, todas objeto de avaliação individual, e por um trabalho final. As horas de contacto incluem trabalho teórico, teórico-prático e prático.

Comissão de Coordenação

Prof. Doutor Pedro Miguel Rodrigues (coordenador científico e executivo)
Prof. Doutora Maria Manuela Pintado
Prof. Doutor António César Ferreira

O Prof. Doutor Pedro Miguel Rodrigues é autor de numerosos artigos científicos na interface da inteligência artificial com a medicina, tendo sido já reconhecido pelos Health INNOVAtion Awards e pelo programa HiTech. Ocupa neste momento lugar de destaque a nível nacional no que toca a investigação nesta área e recentemente criou, entre outros, um algoritmo que analisa sinais elétricos cerebrais e diagnostica com elevada precisão (98%) quais são os portadores assintomáticos ou precoces da doença de Alzheimer. Tem diversos projetos de investigação em curso.

Tem alguma questão?

PREENCHA ESTE FORMULÁRIO

Queremos falar consigo!

E-mail: perguntas.esb@ucp.pt