Elisabete Pinto

Professora Auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora do Centro de Biotecnologia e Química, Laboratório Associado e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e doutorada em Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Desenvolve atividades de investigação nas áreas da Epidemiologia Nutricional e da Nutrição e Saúde Pública. Parte da sua investigação tem sido desenvolvida com idosos institucionalizados.

 

Marta Correia

Professora Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e integra o centro de investigação (CBQF). É licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto (2001), tem mestrado em Nutrição Clínica pela Universidade de Lisboa (2006) e doutoramento em Biomedicina (2012) pela Universidade do Porto e pela Université Paris-Sud XI. Leciona nas áreas da Nutrição Humana e ciclo de vida, Patologia e Dietoterapia, e Bioquímica. Os seus interesses científicos incluem a relação da nutrição na modelação da resposta inflamatória, nutrição e doença oncológica e modelos alimentares e sustentabilidade ambiental.

 

Ana Gomes

Professora Associada na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora no Centro de Biotecnologia e Química, Laboratório Associado. Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e doutorada em Biotecnologia, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Desenvolve a sua investigação nas áreas da Biotecnologia Alimentar, Nutrição e Saúde.

 

Sandra Lourenço

Assessora Superior do Ramo de Nutrição no Agrupamento de Centros de Saúde de Braga. Licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Tem experiência profissional em cuidados hospitalares e cuidados primários.

 

Odete Vicente

Licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). É pós-graduada em Competências de Comunicação Clínica (2009) pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Doutorada em Gerontologia e Geriatria (PDGG, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro). Faz parte do Grupo de Estudos de Desnutrição (GED) e da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP). É formadora pela European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN) e colabora com a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI). Exerce a sua atividade profissional no Hospital de Magalhães Lemos EPE, contribuindo regularmente com o Serviço de Psicogeriatria. Os seus interesses de estudo incidem sobre a nutrição clínica das pessoas mais velhas.

 

Isabel Fonseca

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (1994), Mestre em Saúde Pública – Especialização em Bioestatística pela Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS/UP) (2000) e Doutorada em Ciências Biomédicas pelo ICBAS/UP (2015). Nutricionista no Centro Hospitalar do Porto e na Unidade Corino de Andrade do mesmo hospital desde 1995. Integra, desde Dezembro de 2006, o Gabinete Coordenador da Investigação do Departamento de Ensino, Formação e Investigação do Centro Hospitalar do Porto. Integra os grupos de investigação “Nefrologia, Diálise e Transplantação” da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB) (CHP/ ICBAS/UP) e o Grupo de Bioestatística e Medições em Saúde da Unidade de Investigação Epidemiológica (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. As suas principais áreas de interesse em investigação incluem a doença renal, a diálise e o transplante renal, nomeadamente biomarcadores de disfunção e sobrevivência do enxerto renal e do doente. Tem igualmente interesse na investigação em nutrição clínica, biomarcadores do estado nutricional e metodologias de avaliação nutricional.

Contactos

Estudos Avançados e Formação

E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt

Telefone: 22 619 62 02

2ª a 5ª: 9h30-12h30 e 14h30-17h30

6ª: 9h30-12h30 e 14h30-19h00

Sáb: 9h30-12h30