Calendarização: 30 de junho de 2017
Duração: 4 horas - Horário: das 14h00-18h00
Local de realização: Instalações da ESB/UCP no Porto
Este seminário insere-se no âmbito da 2a edição da Pós-graduação em Nutrição Pediátrica: da conceção à adolescência, ministrada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Desta Pós-graduação, além das várias temáticas que se relacionam com a temática da alimentação e da nutrição, desde a conceção até à adolescência, quer em indivíduos saudáveis, quer na presença de patologia, fazem também parte uma série de seminários avançados que visam conferir um cariz mais holístico à Pós- graduação, abrangendo outras áreas do saber. Desta vez decidimos explorar as potencialidades da entrevista motivacional numa prática clínica diferenciadora.
Objetivos
Pretendemos neste workshop dar a conhecer os princípios teóricos da entrevista motivacional, bem como explorar as competências básicas de aconselhamento segundo a entrevista motivacional.
Programa
Orador: Victor Viana
I - Parte teórica (90 minutos)
- Conceitos básicos da Entrevista Motivacional (EM): Ambivalência e prontidão para a mudança.
-
A mudança segundo a EM (o Modelo dos Estádios de Mudança ou Transteórico). Princípios básicos da EM:
- estratégias de aconselhamento;
- lidar com a resistência;
- o processo de mudança (estimular a motivação para mudança - estimular o compromisso para a mudança).
- Síntese final.
II - Prática (150 minutos)
- Pequeno filme sobre a aplicação da EM: análise e discussão.
- Role-play a propósito das competências comunicacionais em EM.
Biografia do orador Victor Viana
Psicólogo e Terapeuta Familiar. Doutor em Ciências da Nutrição, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Mestre em Comunicação e Reabilitação da Linguagem.
Professor Associado da FCNAUP, coordenador do Curso de formação Contínua Entrevista Motivacional na mudança do comportamento em Nutrição e Saúde, e investigador nos domínios do Comportamento Alimentar e da Psicologia da Saúde.
Tem diversos trabalhos apresentados em congressos e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, relacionados com a temática que será desenvolvida.
Propina
60€
Inscrições
https://gestao.porto.ucp.pt/loja/lojaListaProdutos.php?lg=pt&idP=LU-000988 Vagas limitadas
Para mais informações p.f. entre em contacto com a Gestão dos Serviços Académicos através de formacao.avancada@porto.ucp.pt ou 22 558 0098.