Tese de mestrado recebe Prémio da Sociedade Catalã de Nefrologia

Quarta-feira, Junho 8, 2022 - 14:06
Carolina Fernandes Ferreira Alves da Costa

A Carolina Fernandes Ferreira Alves da Costa, licenciada em Microbiologia pela ESB, terminou o seu mestrado em julho de 2019, também na ESB, com a defesa de uma tese intitulada «Oral urease-producing microbiota in chronic kidney disease patients». Este trabalho, orientado pelo Professor António Rangel e coorientado pelas Doutoras Raquel Mesquita (ESB) e Benedita Sampaio Maia (da Universidade do Porto e ela própria licenciada em Microbiologia na ESB) deu origem a um artigo publicado na revista Frontiers in Microbiology que foi agora laureado com o prémio anual 2022 da Sociedade Catalã de Nefrologia pelo avanço e nova perspetiva que traz a esta área do conhecimento. A investigação envolveu, além da Universidade Católica e da Universidade do Porto, o Hospital de São João e o Instituto Português de Oncologia, ambos no Porto, e o Hospital Universitari Doctor Josep Trueta em Espanha. Quanto à Carolina desenvolve atualmente o seu doutoramento no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar dentro da mesma temática.