Professor João Paulo Vilas-Boas distinguido com o Geoffrey Dyson Award 2022

Quarta-feira, Outubro 6, 2021 - 15:08

João Paulo Vilas-Boas, docente convidado no Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) da Escola Superior de Biotecnologiae responsável pelo Gabinete de Biomecânica do Desporto da FADEUP, foi distinguido com o Geoffrey Dyson Award 2022.

fotografia de João Paulo Vilas-Boas

Atribuído pela International Society of Biomechanics in Sports (ISBS), o Geoffrey Dyson Award distingue cientistas do desporto que, ao longo das suas carreiras, se notabilizaram no estreitar da relação entre a investigação na área da biomecânica e a prática do desporto. É, "pelo reconhecimento de pessoas que personificam e levam a cabo objetivos primários da sociedade", a maior distinção atribuída pela ISBS. O Geoffrey Dyson Award é atribuído anualmente, desde 1987, durante a conferência do ISBS, sendo o distinguido responsável pela palestra principal da primeira noite do evento. 

João Paulo Vilas-Boas nasceu no Porto em 1960. Estudante no antigo Instituto Superior de Educação Física do Porto (atual FADEUP), licenciou-se em 1983, concluindo o doutoramento, na mesma instituição, 10 anos mais tarde. É docente da Faculdade desde 1983, onde começou por lecionar a cadeira de Metodologia dos Desporto Individuais – Natação. Professor catedrático, é atualmente Presidente do Conselho de Representantes, responsável pelo Gabinete de Biomecânica do Desporto e diretor do Labiomep – Laboratório de Biomecânica do Porto. É docente convidado na Escola Superior de Biotecnologia onde leciona a disciplina de Biomecânica no Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB).