Jovens olímpicos competem pela glória nacional da biotecnologia estudantil

Sexta-feira, Maio 19, 2023 - 12:54
fotografia de grupo dos participantes

Cerca de 50 alunos de 28 escolas públicas e privadas do ensino secundário participaram na final nacional das XVII Olimpíadas de Biotecnologia que decorreu no dia 19 de maio de 2023 na Escola Superior de Biotecnologia (ESB), no Porto. Os alunos foram selecionados de entre quase 400 concorrentes que estiveram na primeira eliminatória.

Durante a manhã das Olimpíadas os estudantes finalistas realizaram um teste escrito onde tiveram oportunidade de demonstrar a sua cultura geral sobre as mais variadas dimensões da biotecnologia e comentar as implicações da controversa rotulagem dos alimentos transgénicos. Ao longo do dia os alunos participaram também em diferentes atividades laboratoriais e aproveitaram, ainda, para conviver. 

Na sessão final, que contou com a palestra “Biomateriais para Engenharia de Tecidos Humanos” proferida pela professora e investigadora Ana Oliveira e onde esteve também presente o presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, foram anunciados os 3 vencedores ex aequo: Lara Marques Alexandre (da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria), Rita Belo Polaco Ramalho (do Colégio Atlântico, no Seixal) e Sara Krishna Batista Patel (do Colégio Internato dos Carvalhos, em Gaia). 

Infelizmente a Sara teve de se ausentar logo após a prova, pelo que não pode receber o prémio pessoalmente. A Lara, de 18 anos, tem a Biologia como disciplina favorita. A estudante não escondeu a surpresa por ter sido uma das vencedoras deste ano: “Já me tinha inscrito no 10 e 11º anos e não tinha ganho!”. Quanto à Rita, que participou este ano pela primeira vez nas Olimpíadas de Biotecnologia, tem 17 anos e ficou satisfeitíssima com o seu desempenho. Depois de destacar a Biologia e Matemática como as suas temáticas favoritas apontou a curiosidade sobre as Olimpíadas e a inscrição em conjunto com os colegas como os fatores que a levaram a participar: “Acabámos por nos motivar uns aos outros!”.

Todos os finalistas receberam um certificado de participação e um livro. Os vencedores receberam ainda um cheque-candidatura (o que significa que têm isenção da taxa de candidatura às licenciaturas da ESB) e um tablet Samsung, para além do respetivo diploma de vencedor.

A próxima edição das Olimpíadas já se encontra marcada para o ano de 2024 e continuará a ter como principais promotores a Escola Superior de Biotecnologia e a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia.

 

Imagem das vencedoras

Rita Ramalho (à esquerda) e Lara Alexandre (à direita) foram as duas das vencedoras das Olimpíadas de Biotecnologia de 2023 que estiveram presentes na entrega de prémios.

Em 2023 a organização das Olimpíadas só foi possível graças ao generoso apoio de: