O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) celebrou mais um Dia do CBQF com o tema “How Green is Our Future?”, realizado na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa - Porto. O evento reuniu investigadores, especialistas e convidados para debater e explorar temas cruciais relacionados com sustentabilidade e inovação.
A sessão de abertura da manhã, liderada por Manuela Pintado, diretora do CBQF, deu início a um dia repleto de conhecimento e troca de ideias. "Este é um momento de celebração da investigação de excelência que fazemos,” destacou Manuela Pintado. “Nos últimos 5 anos, desenvolvemos 170 projetos em colaboração com entidades públicas e privadas, conseguimos 30 milhões de euros em financiamento competitivo, e publicamos cerca de 1000 artigos em revistas internacionais com sistema de avaliação por pares."
O que mais atual se faz em investigação na área da sustentabilidade no CBQF foi apresentado pelos investigadores do centro, tendo cativado o interesse da audiência e estimulado a discussão dos resultados.
O “Creative Jam” promoveu um ambiente dinâmico e colaborativo entre os participantes, culminando na sessão plenária. A sessão de abertura da tarde também foi conduzida por Manuela Pintado, preparando o terreno para as palestras de convidados moderadas por António Rangel, bem como para a mesa redonda conduzida por Marta Vasconcelos.
O evento culminou com o discurso de encerramento de Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa - Porto, que sublinhou a importância da colaboração e do contínuo compromisso com a sustentabilidade.
O Dia do CBQF foi um sucesso, destacando o crescimento e a relevância do centro, que conta com mais de 255 investigadores dedicados a áreas distintas como Ambiente e Recursos, Alimentação e Nutrição, Produtos Biológicos e Biomédicos e Inovação Biotecnológica e Transferência de Tecnologia. A iniciativa reforçou a necessidade de abordar temas como a sustentabilidade e o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) de uma perspetiva transversal, promovendo o contacto e a colaboração com outros laboratórios associados em todo o país