Universidade Católica inaugura Blended Intensiva Program (BIP) dedicado à inovação no setor agroalimenta
O futuro do setor agroalimentar passa pela inovação, sustentabilidade e tecnologia – e a Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto, está na linha da frente desta transformação.
Sob a liderança das Professoras Cristina Silva e Marta Coelho, a ESB-UCP idealizou e lidera o SHIFT – Strategic Synergies in Agro-Food: A Holistic Journey Through Innovation, Sustainability, and Entrepreneurship, um programa internacional financiado pelo Erasmus+ Blended Intensive Programme (BIP) que reúne as Universidades de Zagreb (Croácia) e Bolonha (Itália) num consórcio de excelência.
Lançado oficialmente a 7 de março de 2025, com uma sessão de abertura online, o programa desafia os participantes a desenvolver soluções inovadoras para a valorização de produtos subutilizados e subprodutos agroalimentares, com vista à geração de impacto económico, social e ambiental no setor.
A edição de 2025 incluiu 6 sessões online, módulos offline (no âmbito do Projeto YOUAREIN) e uma semana intensiva de atividades presenciais, que decorrerá desde 5 a 9 de maio, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Durante esta semana, os participantes vão envolver-se em sessões práticas, momentos de co-criação interdisciplinar, visitas técnicas a empresas do setor agroalimentar e atividades de networking, num ambiente de colaboração internacional.
O SHIFT BIP 2025 proporciona uma experiência formativa única, que combina inovação científica, espírito empreendedor e sustentabilidade, preparando os participantes para responder aos grandes desafios da cadeia de valor agroalimentar.

SHIFT – Strategic Synergies in Agro-Food - Blended Intensive Programme (BIP)

