Atletas Olímpicos 2021 - Parabéns!

Segunda-feira, Junho 7, 2021 - 10:34

A Bárbara Santos, o Miguel Teixeira e a Benedita Machado (por esta ordem na foto) são os merecidos vencedores das XV Olimpíadas de Biotecnologia, um concurso anual aberto a todos os estudantes do ensino secundário (continente e ilhas). O processo de seleção, que inclui duas eliminatórias e uma final, decorreu desde janeiro até ao evento final a 21 de maio de 2021. Das centenas de estudantes envolvidos brilharam com destaque os 3 vencedores - a Bárbara é da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira em Leiria, a Benedita do Colégio Luso-Francês no Porto e o Miguel do Colégio Internato dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia. Todos 3 são medalhas de ouro, ex-aequo: não foi feita distinção entre eles. 

Pelo caminho, tornado possível pelos professores coordenadores em todas as escolas participantes, ficaram muitas questões sobre as mais diversas vertentes da biotecnologia, desde a engenharia genética à biomedicina, das fermentações de cerveja e iogurte à biologia molecular. As perguntas (tanto de escolha múltipla como de desenvolvimento) foram definidas pela equipa organizadora da Escola Superior de Biotecnologia. A finalíssima incluiu duas micropalestras: uma sobre segurança alimentar pela Profª Doutora Paula Teixeira, e outra pelo Prof. Doutor José Teixeira sobre a evolução da biotecnologia.

Os prémios, para além do prazer de participar!, foram patrocinados pela Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e pelas empresas Soquímica, Qlabo e Grisp e “entregues” pela Vice-Reitora da Universidade Católica, Profª Doutora Isabel Vasconcelos. Cada um dos três atletas olímpicos recebeu um cheque prenda no valor de 250 euros. 

Para o ano há mais! As inscrições para as XVI Olimpíadas terão lugar em janeiro de 2022. Todos são bem vindos.