Alunos do Mestrado em Engenharia Biomédica na final do concurso H-INNOVA

Segunda-feira, Outubro 11, 2021 - 17:11

No passado dia 1 de outubro de 2021 um projeto desenvolvido por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto classificou-se no top 10 dos melhores projetos na final da 2ª edição dos Health INNOVAtion Awards, um acelerador de ideias que promove a inovação no setor da Saúde.
Sob orientação do Prof. Pedro M. Rodrigues e da Prof. Freni K. Tavaria, os estudantes do Mestrado em Engenharia Biomédica Pedro Neto e Jorge Luís desenvolveram o projeto SWEAT - Smart data driven predictive model application for Wound hEAling Tracking.
A avaliação da cicatrização das feridas ainda é baseada no tempo e/ou características visuais, onde o processo de cicatrização pode levar meses dependendo da área ou tamanho da ferida. Nos últimos anos foram desenvolvidos novos sensores biológicos (biossensores): de temperatura, pH, oxigénio, imagem térmica, etc. Daí surgiu o projeto SWEAT: um sistema equipado com biossensores e munido de um algoritmo de inteligência artificial que permite rastrear "horas extra" de cicatrização de feridas pela análise, monitorização de dados e predição temporal da evolução da cicatrização por meio de um aplicativo. Os resultados até agora são prometedores e o trabalho vai continuar a ser desenvolvido.

concurso-H-INNOVA-fig-2