Mensagem da Diretora

Discurso pela Professora Doutora Paula Castro de Tomada de Posse como Diretora da Escola Superior de Biotecnologia

Exma Sra. Reitora da Universidade Católica Portuguesa; Professora Doutora Isabel Capeloa Gil, Exmos Srs Vice-Reitores e Pro-Reitores,

Exma Sra. Presidente do Centro Regional do Porto, Professora Doutora Isabel Braga da Cruz,

Exma Sra Diretora cessante Professora Doutora Isabel Vasconcelos e sua equipa,

Exmos Srs. Diretores das Unidades Académicas, dos Centros de Investigação e do Centro de Serviços Partilhados,

Caros Colegas Professores, Investigadores, Funcionários, Alunos antigos e atuais e amigos da Universidade Católica,

Agradeço respeitosamente à Sra. Reitora a nomeação para Diretora da ESB pela confiança que põe em mim e nas minhas colegas que acederam a estar comigo neste desafio, a Ana Gomes, a Cristina Silva, a Manuela Pintado e a Paula Teixeira.

É muito gratificante este convite porque o carinho que tenho pela ESB só cresceu desde que entrei em 1984 como aluna no primeiro curso desta escola, motivada pela novidade da biotecnologia e pela abertura ao mundo que a ESB representava.

Por isso dirijo uma palavra de gratidão a todos aqueles que ao longo dos anos dirigiram a ESB, com especial amizade e respeito pelo Professor Doutor Carvalho Guerra e pela Professora Doutora Isabel Vasconcelos, com quem tanto aprendi a nível humano e profissional.

Sinto também um genuíno desejo de agradecer a todos os professores, funcionários, alunos, investigadores, e muitos outros que contribuíram para que a ESB atingisse o patamar de excelência em que se encontra hoje e que torna a minha tarefa tão mais fácil;

Reconheço que aceitei este desafio com a convicção real de que a ESB é uma equipa coesa, sempre solidária e pronta para cada onda de desafios. O mundo está em transformação, o futuro chega cada vez mais depressa, e a ESB tem provas dadas de que sabe acompanhar a mudança e evoluir graças a ela.

Eu tive o privilégio de assistir à metamorfose de quase 40 anos e que nos trouxe ao dia de hoje…

Estamos agora num edifício completamente novo, e temos todas as condições para continuar a abrir novos caminhos na Biotecnologia, senso lato, nacional e internacionalmente.

Temos uma escola que se distingue pela internacionalização e interdisciplinaridade em muitas vertentes, cativamos e trabalhamos com os alunos com o intuito do desenvolvimento integral.

Concentramos no mesmo espaço o ensino, a investigação, os serviços às empresas e a extensão à comunidade. Quem entra como estudante rapidamente se entranha num ambiente estimulante de inovação.

O Centro de Investigação está classificado com Excelente e temos um dos cientistas mais citados no mundo na sua área.  Além disso estamos envolvidos desde há dois anos num projeto de uma dimensão sem precedente..… sem esquecer as dezenas de outros que tornaram este crescimento possível.

Mas não nos vamos acomodar a esta maturidade sentida. Os desafios emergentes são muitos e vamos enfrentá-los capitalizando a experiencia que também vertemos recentemente no atual Plano de Desenvolvimento Estratégico.

Refiro aqui os principais pilares de mudança identificados nesse plano e que eu assumo como a bússola norteadora da minha ação como diretora:

• Alavancar condições para promover a constante diferenciação da oferta formativa, incluindo entre outros a vivência prática da Laudato Si’, a inovação tecnológica e pedagógica, e a criação de cursos interdisciplinares de dupla titulação.
  • Construir uma real internacionalização no ensino tanto no 1º como no 2º e 3º ciclos.
  • Capitalizar parcerias estratégicas e a ligação a Alumni com vista por exemplo à formação conjunta, à integração em projetos de empreendedorismo e transferência de conhecimento, e ainda à reinvenção da nossa relação com a comunidade.

Há muitos séculos um grande filósofo escreveu que a maior função do líder é tornar-se invisível. Se fizer bem o seu trabalho, TODOS vão sentir como seus os méritos e as vitórias. O mundo mudou desde então, mas este axioma aplica-se hoje com a mesma humildade. Daí que termino dedicando desde já à família ESB os bons resultados que vamos atingir nos próximos anos. Vamos todos deixar-nos inspirar e surpreender com a diferença entre o todo e a soma das partes.

Sintam-me ao dispor!

18 Janeiro 2021