Sobre a ESB

A Escola Superior de Biotecnologia - ESB - da Universidade Católica Portuguesa foi fundada em 1984, há mais de 40 anos. Na ESB desenvolvem-se múltiplas atividades universitárias, com ênfase no Ensino Superior (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações), na Investigação e Desenvolvimento (projetos de índole fundamental e aplicada, laboratoriais e empresariais, científicos e tecnológicos), e na Extensão aos setores primário, secundário e terciário (através de prestações de serviços e formação contínua). Atualmente a Diretora da ESB é a Profª. Doutora Paula Castro.

Estão disponíveis três Licenciaturas (1º ciclo de estudos), uma delas com três ramos:

A ESB também leciona quatro Mestrados (2º ciclo de estudos):

Para além disso estão disponíveis diversos Cursos de Pós-graduação:

A formação mais avançada (3º ciclo de estudos) está sintetizada no Programa Doutoral em Biotecnologia.

Na ESB a investigação está enquadrada pelo CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina, um Laboratório Associado com a classificação máxima (Excelente) e cujas atividades se centram na biotecnologia aplicada. As grandes temáticas são a Alimentação & Nutrição, Ambiente & Recursos, Produtos Bioderivados & Biomédicos e Soluções de Fermentação.

A Biblioteca possui um cariz especializado uma vez que o acervo documental que a constitui se enquadra predominantemente nos domínios de competência e investigação que têm marcado a ESB ao longo das décadas. Funcionando em regime de livre acesso, a biblioteca está também aberta à comunidade.