Fitness: Aprender online sobre embalagens

Wednesday, April 7, 2021 - 17:38

O projeto FitNESS - Food Packaging open courseware for Higher Education and Staff of Companies foi desenvolvido entre Outubro de 2017 e Dezembro de 2020, tendo sido financiado pelo Programa Erasmus com um orçamento de 370 000 Euros.

Durante três anos seis instituições europeias desenvolveram materiais para o ensino de temas de embalagem com base em e-learning. Estes materiais revelaram-se particularmente relevantes para períodos em que a aprendizagem online é incontornável.

Na avaliação final realizada em Janeiro de 2021 a Agência Erasmus +, da Comissão Europeia, com base em critérios de relevância, qualidade da implementação, impacto e disseminação dos resultados, selecionou o projeto como exemplar e atribuiu-lhe a distinção do Selo de Boas Práticas.

Fizeram parte deste projeto, para além da ESB, algumas das instituições que mais se destacam na área de embalagem na Europa: a Universidade Técnica de Munique, a Faculdade de Tecnologia Alimentar e Biotecnologia da Universidade de Zagreb, a Agrosup Dijon - Universidade da Borgonha, o Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos de Valencia e o Instituto Francês Agroparistech.

A ESB foi pioneira no ensino de embalagem em Portugal e tem aumentado o seu papel no ensino de embalagem a nível europeu através do acolhimento de alunos Erasmus e de Mestrados Europeus onde leciona, entre outras, as disciplinas de embalagem.